A condenação católica contra o socialismo, comunismo e marxismo: dois séculos de documentos, doutrina e resistência à revolução

Introdução — uma condenação que atravessa dois séculos

A oposição da Igreja Católica ao socialismo, ao comunismo e ao marxismo possui uma história muito mais longa do que a existência da União Soviética ou mesmo do próprio marxismo político. Ela começa no século XIX, diante das revoluções, das sociedades secretas, do racionalismo anticristão, do liberalismo radical e das primeiras formulações socialistas, ganha uma forma explicitamente anticomunista com Pio IX e Leão XIII, torna-se uma das grandes questões do magistério social de Pio XI, assume também uma dimensão disciplinar durante a Guerra Fria e, posteriormente, é reelaborada por João Paulo II, Bento XVI e pelo Catecismo da Igreja Católica.

Os dois textos que serviram de base a este artigo reúnem dezenas de documentos, encíclicas, alocuções, instruções e notificações que mostram essa trajetória. A versão ampliada permite, porém, fazer uma distinção indispensável: uma coisa é um documento que condena diretamente o socialismo ou o comunismo; outra é um documento que combate uma corrente filosófica, revolucionária ou teológica que posteriormente se relacionará com o marxismo. Essa diferença evita atribuir ao magistério afirmações que determinado documento não fez.

Também é necessário distinguir três conceitos que frequentemente aparecem juntos, mas não são idênticos:

  • socialismo: termo historicamente amplo, utilizado para correntes muito diferentes;
  • comunismo: especialmente a partir do século XIX, passou a designar correntes revolucionárias que defendiam formas de propriedade coletiva e, posteriormente, o marxismo-leninismo e os regimes derivados dele;
  • marxismo: sistema intelectual desenvolvido por Karl Marx e Friedrich Engels, baseado, entre outros elementos, no materialismo histórico, na análise das relações de produção, na luta de classes e na transformação revolucionária da sociedade.

A crítica católica também não equivale a uma aprovação automática de qualquer forma de capitalismo. A própria Igreja critica o liberalismo econômico sem freios, a exploração do trabalhador, a concentração abusiva de riqueza e a redução da pessoa ao interesse econômico. A Rerum Novarum, por exemplo, simultaneamente rejeita a solução socialista e denuncia condições injustas de trabalho. A formulação atual do Catecismo mantém as duas críticas: rejeita as ideologias totalitárias e ateias associadas ao comunismo e ao socialismo, mas também rejeita o individualismo e o primado absoluto do mercado sobre o trabalho humano.

O eixo da crítica católica, portanto, não é simplesmente “Estado contra mercado”. É uma concepção da pessoa humana: o homem não pertence integralmente ao Estado, à classe, à economia, ao mercado ou à coletividade. Ele é uma pessoa dotada de dignidade, liberdade, responsabilidade moral, família, consciência e abertura à transcendência.

É a partir desse princípio que se torna possível compreender a longa sequência documental que se segue.


I — Os antecedentes: revolução, sociedades secretas e ruptura da ordem cristã

1825 — Quo Graviora, Leão XII

A cronologia começa ainda antes da formulação madura do socialismo marxista.

A Constituição Apostólica Quo Graviora, de 13 de março de 1825, do Papa Leão XII, renovou a condenação das sociedades secretas, especialmente da maçonaria e dos movimentos associados à Carbonária. O documento descreve essas organizações como ameaças à Igreja e à ordem civil e estabelece proibições disciplinares severas.

É importante, contudo, não cometer um anacronismo: Leão XII não estava condenando o marxismo, que ainda não existia como sistema político. A relação com a história posterior é indireta.

A importância desse documento está naquilo que ele revela sobre a mentalidade católica da época: a Igreja identificava nas sociedades revolucionárias clandestinas uma tentativa de reorganizar a sociedade independentemente da autoridade religiosa e das estruturas tradicionais.

A Quo Graviora deve, portanto, ser entendida como um antecedente da crítica católica à revolução política, e não como uma encíclica antimarxista.


II — 1832–1834: contra o radicalismo revolucionário e o catolicismo liberal

1832 — Mirari Vos, Gregório XVI

Em 1832, Gregório XVI publicou a encíclica Mirari Vos, dirigida contra diversos aspectos do liberalismo religioso e político de sua época. O documento tratava da crise da autoridade, do indiferentismo religioso, de determinadas concepções de liberdade e das perturbações da ordem civil e religiosa.

Novamente, não se trata de uma condenação do marxismo.

O marxismo ainda não existia. A relevância histórica está na oposição à ideia de que a sociedade pudesse ser reorganizada simplesmente pela emancipação da ordem civil em relação à ordem religiosa e moral.

Essa crítica seria posteriormente importante para compreender a oposição da Igreja ao materialismo socialista: se a sociedade não possui qualquer fundamento moral transcendente, a autoridade política corre o risco de tornar-se a fonte última do direito.

1834 — Singulari Nos, Gregório XVI

Em 1834, Gregório XVI publicou Singulari Nos, condenando as ideias de Félicité de Lamennais e o chamado catolicismo liberal. O documento se insere no conflito entre a tradição católica e determinadas tentativas de conciliar a Igreja com as novas correntes políticas e filosóficas revolucionárias.

A relação com o socialismo é novamente indireta e contextual.

O ponto fundamental é a rejeição de uma adaptação da doutrina católica ao espírito revolucionário do século XIX.

Esse problema reapareceria, sob formas completamente diferentes, quando setores cristãos tentassem incorporar categorias marxistas à teologia no século XX.


III — 1846: a primeira condenação explícita do comunismo

1846 — Qui Pluribus, Pio IX

Aqui ocorre uma mudança decisiva.

Na encíclica Qui Pluribus, de 9 de novembro de 1846, Pio IX menciona explicitamente a doutrina do chamado comunismo e a considera contrária ao direito natural. O Papa afirma que sua adoção destruiria direitos, propriedades e a própria sociedade humana.

Esse documento é fundamental porque ocorre antes do Manifesto Comunista de 1848.

Portanto, a oposição católica ao comunismo não surgiu como uma reação posterior à Revolução Russa, nem depende da experiência soviética. A Santa Sé já rejeitava o comunismo como doutrina em meados da década de 1840.

A crítica possui três dimensões:

  1. propriedade — a doutrina comunista é vista como incompatível com o direito natural de possuir;
  2. ordem social — a coletivização ameaça a estrutura da sociedade;
  3. religião — o movimento é associado à rejeição da religião e à tentativa de subverter a ordem cristã.

A Divini Redemptoris, noventa anos depois, recordaria expressamente essa condenação de Pio IX.


IV — 1849: revolução, socialismo e comunismo

1849 — Quibus Quantisque, Pio IX

Durante as revoluções de 1848–1849, Pio IX tornou explícita a relação que percebia entre a agitação revolucionária e o avanço das novas doutrinas socialistas.

Na alocução Quibus Quantisque, de 20 de abril de 1849, o Papa relacionou determinados movimentos revolucionários ao socialismo e ao comunismo, descrevendo-os como contrários ao direito e à razão natural.

Aqui surge uma característica recorrente da crítica católica posterior: a preocupação não se limita à teoria econômica, mas inclui a revolução como método de transformação social.

1849 — Nostis et Nobiscum, Pio IX

Na encíclica Nostis et Nobiscum, de 8 de dezembro de 1849, a condenação torna-se ainda mais explícita.

Pio IX relaciona as convulsões revolucionárias italianas aos novos sistemas do socialismo e do comunismo. O documento descreve a tentativa de utilizar as massas trabalhadoras para subverter a autoridade, atacar propriedades e transformar a ordem religiosa e civil.

O ponto central é que, para Pio IX, o problema não era somente econômico.

O socialismo era visto como parte de uma transformação mais ampla:

revolução política → subversão da autoridade → ataque à propriedade → enfraquecimento da Igreja → transformação da ordem social.

É nessa época que a crítica católica ao socialismo começa a adquirir uma forma claramente sistemática.


V — 1854 e 1863: aprofundamento da condenação

1854 — Singulari Quadam, Pio IX

Em 1854, Pio IX continuou a advertir contra correntes revolucionárias e sociedades que procuravam alterar violentamente a ordem civil e religiosa.

O documento não deve ser apresentado como uma encíclica exclusivamente antissocialista, mas pertence à mesma sequência de intervenções de Pio IX contra movimentos revolucionários.

1863 — Quanto Conficiamur Moerore, Pio IX

A Quanto Conficiamur Moerore também integra a série de documentos nos quais Pio IX denuncia o avanço de erros religiosos, políticos e sociais que ameaçavam a ordem cristã.

A própria Quanta Cura, no ano seguinte, recordaria que socialismo e comunismo já haviam sido condenados em documentos anteriores de Pio IX.


VI — 1864: Quanta Cura e o Syllabus Errorum

1864 — Quanta Cura

Em 8 de dezembro de 1864, Pio IX publicou a encíclica Quanta Cura.

O documento condenou diversos erros modernos, inclusive ideias relacionadas ao socialismo, ao comunismo, às sociedades secretas e à submissão da Igreja ao poder civil. O próprio texto remete explicitamente às condenações anteriores do socialismo e do comunismo.

A questão fundamental aqui é o estatismo.

A Igreja rejeitava a ideia de que o Estado fosse a fonte absoluta de todos os direitos e pudesse determinar arbitrariamente os limites da Igreja, da família e da consciência.

1864 — Syllabus Errorum

Publicado juntamente com Quanta Cura, o Syllabus Errorum apresentou oitenta proposições consideradas errôneas.

Entre elas encontram-se proposições relacionadas ao socialismo, comunismo, sociedades secretas, liberalismo religioso e concepções absolutas do poder estatal.

É importante observar que o Syllabus não constitui simplesmente uma “lista de tudo aquilo que a Igreja chama de socialismo”. Ele reúne erros de natureza muito diversa.

Sua importância para a história anticomunista está no fato de integrar o comunismo e o socialismo a uma visão mais ampla na qual a Igreja rejeita:

  • a secularização absoluta da sociedade;
  • o Estado como autoridade ilimitada;
  • a redução da religião à esfera privada;
  • a negação dos direitos próprios da Igreja;
  • a dissolução da ordem moral objetiva.

VII — 1878: Leão XIII transforma a crítica em doutrina social sistemática

Quod Apostolici Muneris

Em 28 de dezembro de 1878, Leão XIII publicou Quod Apostolici Muneris, a primeira grande encíclica inteiramente dedicada ao problema socialista.

O Papa coloca explicitamente no mesmo campo de análise socialistas, comunistas e niilistas. Ele afirma que essas correntes procuravam abalar os fundamentos da sociedade civil.

O documento identifica vários pontos de conflito:

1. Propriedade privada

O socialismo pretendia substituir a propriedade particular por uma forma coletiva de propriedade.

Para Leão XIII, isso violava o direito natural.

2. Família

A família é considerada uma sociedade natural anterior ao Estado.

Portanto, nenhuma autoridade política deveria absorvê-la completamente.

3. Autoridade

A Igreja rejeitava a ideia revolucionária de que toda autoridade constituída fosse necessariamente ilegítima.

4. Igualdade

A Igreja não negava a igualdade fundamental da dignidade humana. O que rejeitava era a transformação dessa igualdade em uma exigência de nivelamento absoluto das condições sociais.

5. Revolução

A mudança social por meio da violência e da subversão era considerada incompatível com a ordem cristã.

A importância de Quod Apostolici Muneris está em estabelecer o eixo que reaparecerá durante todo o século XX:

propriedade + família + autoridade + religião + liberdade pessoal = ordem social cristã.

O socialismo é rejeitado porque, na visão apresentada por Leão XIII, ameaça simultaneamente esses elementos.


VIII — 1884: Humanum Genus e as sociedades secretas

Humanum Genus

Em 1884, Leão XIII publicou Humanum Genus, condenando a maçonaria e sociedades semelhantes.

O documento não é uma condenação específica do marxismo.

Ele pertence, entretanto, à mesma tradição de crítica às correntes que procuram construir uma ordem social radicalmente independente da religião.

Portanto, é correto incluí-lo na história intelectual mais ampla da oposição católica à revolução, mas incorreto afirmar que Humanum Genus tenha sido uma encíclica contra Marx.


IX — 1891: Rerum Novarum — a grande resposta católica à questão operária

A Igreja contra o socialismo e contra a exploração

A Rerum Novarum, de Leão XIII, publicada em 15 de maio de 1891, é provavelmente o documento mais importante de toda essa história.

Ela não é simplesmente uma “encíclica antissocialista”.

É uma resposta à questão operária criada pela industrialização.

A Igreja reconhece que existiam situações reais de exploração. Leão XIII critica tanto a concentração abusiva de riqueza quanto as condições degradantes de trabalhadores.

Mas rejeita a solução socialista.

A encíclica afirma que os socialistas pretendiam abolir a propriedade privada e transformar os patrimônios particulares em propriedade coletiva administrada pelo município e pelo Estado.

Para Leão XIII, essa solução produziria:

  • violação do direito de propriedade;
  • concentração de poder;
  • desorganização social;
  • perda dos incentivos econômicos;
  • dependência excessiva do indivíduo perante o Estado.

A crítica é particularmente importante porque mostra que a Igreja não aceitava a tese de que a defesa dos trabalhadores exigia a abolição da propriedade privada.

Ao mesmo tempo, a Igreja também não dizia que qualquer relação econômica existente era justa.

Essa dupla posição se tornaria característica da Doutrina Social da Igreja:

rejeitar o coletivismo sem transformar o capitalismo em absoluto.

A propriedade é defendida, mas acompanhada de responsabilidade social e do dever moral de utilizar os bens de acordo com o bem comum.


X — 1901: Graves de Communi Re e a diferença entre socialismo e ação social cristã

Em 1901, Leão XIII publicou Graves de Communi Re.

O documento é particularmente importante porque trata de uma confusão que continuaria a aparecer durante todo o século XX: a utilização de palavras como “social”, “democracia”, “trabalhador” e “justiça” para designar projetos ideologicamente diferentes.

Leão XIII rejeita a ideia de que a ação social cristã precise transformar-se em socialismo.

Ele distingue a chamada democracia social da democracia cristã e afirma que esta última deve conservar:

  • a propriedade privada;
  • a lei natural;
  • a religião;
  • a autoridade legítima;
  • a caridade;
  • a dignidade da pessoa.

O documento também determina que a expressão “democracia cristã” não deveria ser utilizada originalmente como programa partidário específico.

Isso é particularmente importante: a Igreja não identifica preocupação com os pobres com socialismo.

Ao contrário, procura construir uma terceira resposta à questão social, fundada na caridade, na justiça, na associação e na responsabilidade.


XI — 1903–1912: Pio X e o combate à secularização e ao radicalismo social

1903 — E Supremi Apostolatus

A primeira encíclica de Pio X, E Supremi Apostolatus, de 1903, trata principalmente da restauração cristã da sociedade.

A relação com o socialismo é contextual: Pio X identifica a secularização e o afastamento de Deus como causas profundas da crise social.

1907 — Lamentabili Sane

O decreto Lamentabili Sane condenou proposições modernistas.

Não é um documento antimarxista propriamente dito.

Seu papel na cronologia está na tentativa de impedir que a teologia católica fosse submetida às correntes intelectuais modernas.

1907 — Pascendi Dominici Gregis

A encíclica Pascendi aprofundou a condenação do modernismo.

Também aqui é preciso evitar uma simplificação: modernismo teológico e marxismo não são a mesma coisa.

A relação histórica está no princípio mais geral de que a doutrina católica não poderia ser reconstruída simplesmente de acordo com as mudanças ideológicas do mundo moderno.

1907 — Praestantia Scripturae

O Motu Proprio Praestantia Scripturae reforçou a disciplina contra posições modernistas.

Sua relação com o marxismo é indireta.

1910 — Notre Charge Apostolique

Pio X condenou determinadas concepções do movimento Le Sillon.

O problema não era simplesmente “esquerda política”, mas a tentativa de combinar determinadas concepções democráticas e igualitárias com uma interpretação cristã que, aos olhos de Pio X, alterava princípios fundamentais da doutrina católica.

1910 — Sacrorum Antistitum

O juramento antimodernista foi instituído como instrumento de proteção doutrinária.

Mais uma vez, não se trata de um documento marxista, mas de uma etapa da resistência católica às correntes intelectuais que poderiam subordinar a doutrina à filosofia moderna.

1912 — Singulari Quadam

A encíclica Singulari Quadam tratou das organizações operárias católicas e mistas na Alemanha.

O problema era especialmente importante porque a organização dos trabalhadores poderia ocorrer dentro de estruturas cristãs ou sob influência socialista.

A questão, portanto, passava a ser:

como defender os trabalhadores sem entregá-los à organização socialista?

A resposta católica foi a construção de organizações profissionais e sociais próprias, preservando a doutrina cristã.


XII — 1914: Bento XV e a condenação do ódio de classes

Ad Beatissimi Apostolorum

Publicada em 1914, no início da Primeira Guerra Mundial, a encíclica de Bento XV denuncia o ódio, a divisão e a hostilidade entre grupos humanos.

Essa crítica se relaciona diretamente com um elemento central do marxismo: a interpretação da história através do antagonismo entre classes.

A Igreja não negava a existência de conflitos sociais reais.

O que rejeitava era a transformação do conflito em princípio permanente da sociedade.

A visão cristã procura substituir a lógica:

opressor × oprimido → luta → revolução

por:

justiça + caridade + reforma + cooperação social.


XIII — 1917–1920: a Revolução Bolchevique

Com a Revolução Russa de 1917, a oposição católica ao comunismo deixa de ser apenas uma questão teórica.

Surge pela primeira vez um grande Estado revolucionário que declara oficialmente o ateísmo, procura transformar a estrutura econômica da sociedade e entra em conflito com as instituições religiosas.

A Santa Sé passou a protestar contra a perseguição religiosa e as medidas tomadas contra a Igreja na Rússia soviética.

A experiência soviética tornou-se, para o magistério católico posterior, uma demonstração histórica concreta daquilo que documentos anteriores haviam temido teoricamente.

Pio XI, em Divini Redemptoris, retomaria explicitamente a sequência Pio IX → Leão XIII → comunismo soviético.


XIV — 1924–1949: Santo Ofício e incompatibilidade entre comunismo e fé

Durante o período entre guerras, o Santo Ofício emitiu diversas respostas e decisões relativas ao comunismo.

A questão agora não era simplesmente:

“O comunismo é uma doutrina errada?”

Mas também:

“Pode um católico participar de um movimento político comunista?”

Essa diferença entre doutrina e disciplina é fundamental.

A Igreja passou a tratar da filiação partidária, da propaganda, da leitura e divulgação de literatura comunista e da colaboração política.


XV — 1928–1933: Pio XI e a reconstrução da sociedade cristã

1928 — Miserentissimus Redemptor

A encíclica sobre o Sagrado Coração não é uma encíclica anticomunista.

Ela deve ser entendida como parte do projeto espiritual de Pio XI de combater a secularização e restaurar uma sociedade orientada por Cristo.

1931 — Quadragesimo Anno

Quarenta anos depois da Rerum Novarum, Pio XI publicou Quadragesimo Anno.

O documento é uma das principais fontes da condenação católica do socialismo.

Pio XI observa que o socialismo havia se dividido em diferentes correntes. Uma delas havia evoluído para o comunismo revolucionário; outra procurava uma forma mais moderada.

Mas o Papa afirma que ambas mantinham uma concepção da sociedade incompatível com o cristianismo.

O famoso princípio aparece no número 120:

“Socialismo religioso, socialismo cristão são termos contraditórios.”

A razão não é simplesmente econômica.

O problema é antropológico e filosófico.

O socialismo, segundo Pio XI, tende a construir a sociedade a partir de uma concepção materialista e temporal do homem.

A Igreja, ao contrário, considera que:

  • o homem possui alma;
  • possui destino eterno;
  • possui liberdade moral;
  • possui família;
  • possui direitos anteriores ao Estado;
  • possui propriedade;
  • participa de corpos intermediários;
  • não pode ser reduzido à função econômica.

A Quadragesimo Anno também é importante porque não transforma o capitalismo em solução absoluta. Ela critica a concentração econômica e a desordem do liberalismo econômico.

A resposta católica pretende ser uma ordem social cristã, não simplesmente “capitalismo contra socialismo”.


XVI — 1932: Caritate Christi Compulsi

Durante a Grande Depressão, Pio XI voltou a tratar da crise econômica e da propaganda comunista.

A Caritate Christi Compulsi denuncia o avanço de movimentos que exploravam a miséria econômica para promover revolução, ateísmo e destruição da religião.

Aqui aparece outro elemento fundamental:

a Igreja não considerava a pobreza prova da verdade do socialismo.

Para Pio XI, a miséria deveria ser combatida por justiça, caridade, reforma social e solidariedade — não por uma revolução materialista.


XVII — 1932–1933: México e Espanha

Acerba Animi — 1932

Pio XI condenou a perseguição religiosa no México.

Não é correto transformar essa encíclica em uma condenação direta do marxismo.

Sua relevância está na defesa da liberdade da Igreja contra um Estado que restringia a religião.

Dilectissima Nobis — 1933

O mesmo vale para a Espanha.

Pio XI denunciou medidas anticlericais e restrições impostas à Igreja.

Esses documentos são importantes para a história do conflito entre regimes secularizantes e Igreja, mas devem ser diferenciados de documentos especificamente anticomunistas.


XVIII — 1937: Divini Redemptoris — o ápice da condenação do comunismo

O “Comunismo Ateu”

Em 19 de março de 1937, Pio XI publicou Divini Redemptoris, dedicada ao comunismo ateu.

É provavelmente o documento mais contundente de todo o magistério pontifício sobre o comunismo.

Pio XI começa recordando que Pio IX já havia condenado o comunismo em 1846 e que Leão XIII havia posteriormente denunciado o socialismo e o comunismo.

O Papa identifica várias características que considera incompatíveis com o cristianismo:

Materialismo

O comunismo é acusado de reduzir a realidade humana à matéria e às relações econômicas.

Negação de Deus

O comunismo ateu é apresentado como uma tentativa de retirar Deus da vida individual e social.

Redução da pessoa à coletividade

A pessoa deixa de ser sujeito moral independente e passa a ser tratada como elemento de uma estrutura social.

Luta de classes

O conflito permanente entre classes é rejeitado como princípio organizador da sociedade.

Abolição da propriedade privada

A coletivização dos meios de produção é criticada por violar direitos considerados naturais.

Revolução

A violência revolucionária é rejeitada como método legítimo de reorganização social.

Estado e partido

A concentração política é vista como ameaça à liberdade e às instituições intermediárias.

Perseguição religiosa

A experiência soviética é apresentada como demonstração prática do perigo do comunismo ateu.

Pio XI utiliza a expressão latina “intrinsece perversum” — “intrinsecamente perverso” para caracterizar o comunismo. O termo pertence ao contexto específico da doutrina comunista descrita na encíclica, especialmente seu materialismo ateu e seu programa revolucionário.

Isso não significa que toda política pública redistributiva, todo sistema de previdência ou toda intervenção estatal seja automaticamente “comunismo”. Essa distinção é importante para uma leitura historicamente séria do documento.


XIX — 1939: Summi Pontificatus, Pio XII

A primeira encíclica de Pio XII, Summi Pontificatus, foi publicada em 1939, no início da Segunda Guerra Mundial.

O texto trata de uma questão mais ampla: o Estado não pode transformar-se em absoluto.

Essa crítica é aplicável a diferentes formas de totalitarismo.

O princípio posteriormente desenvolvido por João Paulo II em Centesimus Annus é semelhante: quando o Estado ou partido pretende ocupar o lugar de todas as demais instituições — família, Igreja, associações, comunidades e indivíduos — surge uma forma de totalização política.


XX — 1942: a dignidade humana diante do Estado total

Na radiomensagem de Natal de 1942, Pio XII aprofundou sua reflexão sobre a dignidade da pessoa, os direitos fundamentais e os limites do poder estatal.

O princípio que emerge é particularmente importante para a crítica ao comunismo:

o Estado existe para a pessoa; a pessoa não existe para o Estado.

Essa concepção será retomada de maneira ainda mais explícita por João Paulo II.


XXI — 1949: o decreto do Santo Ofício contra o comunismo

Este é um dos documentos disciplinares mais importantes de toda a história anticomunista da Igreja.

Em 1º de julho de 1949, o Santo Ofício publicou uma resposta a quatro questões sobre a participação de católicos em partidos comunistas.

O documento perguntava, em essência:

  1. era lícito filiar-se ou favorecer partidos comunistas?
  2. era lícito publicar, distribuir ou ler materiais que defendessem a doutrina comunista?
  3. aqueles que praticassem conscientemente esses atos poderiam receber os sacramentos?
  4. aqueles que professassem, defendessem ou propagassem a doutrina materialista e anticristã comunista incorriam em excomunhão?

As respostas foram negativas às primeiras questões e afirmativas à quarta. Fontes históricas preservam o texto e a documentação sobre sua aprovação por Pio XII.

É importante, porém, não transformar isso em uma afirmação simplificada como “todo eleitor de esquerda era automaticamente excomungado”.

O decreto tratava especificamente da doutrina e militância comunista, não estabelecia uma regra universal dizendo que qualquer política social de esquerda equivaleria ao comunismo.

E existe ainda uma questão jurídica importante: o decreto pertence à disciplina canônica anterior ao atual Código de Direito Canônico. O Código de 1983 estabeleceu novas normas gerais e ab-rogou leis penais universais anteriores que não fossem incorporadas ao novo sistema.

Portanto, o decreto de 1949 deve ser apresentado hoje como documento histórico de disciplina anticomunista, e não simplesmente como se fosse uma pena canônica vigente nos mesmos termos em 2026.


XXII — 1950: Humani Generis

Pio XII publicou Humani Generis em 1950.

O documento trata principalmente de tendências teológicas e filosóficas consideradas incompatíveis com a doutrina católica.

Entre os problemas analisados estão correntes filosóficas modernas e concepções antropológicas incompatíveis com a fé.

Sua relação com o marxismo é principalmente indireta: a encíclica combate uma concepção da pessoa humana que poderia reduzir o homem às condições históricas, materiais ou biológicas.


XXIII — 1957–1959: o marxismo como problema pastoral e eleitoral

Durante a Guerra Fria, a oposição ao marxismo tornou-se também uma questão pastoral.

Orientações da Igreja passaram a alertar contra o ateísmo marxista e contra a utilização acrítica do marxismo como instrumento de análise social.

Em 1959, novas determinações disciplinares trataram da participação política dos católicos e de alianças com partidos comunistas.

Essas normas devem ser compreendidas no contexto específico da Guerra Fria, quando partidos comunistas estavam ligados, em muitos países, a organizações que defendiam explicitamente o materialismo dialético e a transformação revolucionária da sociedade.


XXIV — 1961: Mater et Magistra

João XXIII publicou Mater et Magistra em 1961.

A encíclica reafirma a oposição entre comunismo e cristianismo e retoma a crítica de Pio XI ao socialismo moderado.

O argumento é particularmente interessante porque João XXIII reconhece que o problema social não desaparece simplesmente porque o socialismo é rejeitado.

A Igreja deve continuar defendendo:

  • trabalhadores;
  • salários justos;
  • participação;
  • propriedade;
  • sindicatos;
  • justiça social;
  • dignidade humana.

Mas sem aceitar uma concepção socialista da pessoa.

O número 34 afirma que o socialismo moderado não poderia ser simplesmente adotado por católicos porque sua concepção da sociedade estaria limitada ao bem-estar temporal e à produção, restringindo a liberdade humana.


XXV — 1963: Pacem in Terris

Pacem in Terris é importante porque demonstra que a relação da Igreja com os movimentos políticos modernos não podia ser reduzida a uma simples estratégia de Guerra Fria.

A encíclica trata de verdade, justiça, caridade, liberdade, direitos humanos e paz.

A perspectiva é mais universal: a paz política precisa estar fundamentada na dignidade da pessoa humana e em uma ordem moral objetiva.


XXVI — 1965: Concílio Vaticano II

Gaudium et Spes

O Concílio Vaticano II rejeitou o ateísmo como concepção adequada da pessoa e da sociedade.

A pessoa humana não pode ser reduzida a uma função econômica ou política.

Essa antropologia é fundamental para compreender a continuidade entre o magistério anterior e o posterior.

Dignitatis Humanae

A Dignitatis Humanae desenvolveu a doutrina sobre a liberdade religiosa.

O princípio central é que ninguém pode ser coagido pelo poder humano a agir contra a própria consciência em matéria religiosa.

Isso entra diretamente em conflito com sistemas políticos que pretendam controlar integralmente a religião.

A Igreja passa, portanto, a formular a crítica não apenas como:

“o comunismo é ateu”

mas também como:

“a pessoa humana possui uma dignidade e uma esfera de liberdade que o Estado não pode absorver.”


XXVII — 1967: Populorum Progressio

Paulo VI publicou Populorum Progressio em 1967.

O documento não é uma simples condenação do socialismo.

Ao contrário, critica também o capitalismo liberal sem freios, especialmente quando o lucro passa a ser considerado o motor absoluto da economia e a propriedade privada é tratada como direito sem obrigações sociais.

Isso é essencial para compreender a Doutrina Social da Igreja:

a crítica ao socialismo não equivale a uma defesa do laissez-faire absoluto.

A Igreja rejeita dois extremos:

  • um sistema em que o Estado controla toda a economia;
  • um sistema em que o mercado é considerado moralmente absoluto.

O critério é a pessoa humana e o bem comum.


XXVIII — 1971: Octogesima Adveniens — a crítica explícita ao marxismo como ideologia e método

Aqui ocorre uma das formulações mais importantes para compreender o marxismo contemporâneo.

Na Octogesima Adveniens, Paulo VI distingue diferentes dimensões do marxismo:

  1. prática da luta de classes;
  2. exercício coletivo do poder político e econômico;
  3. ideologia socialista baseada no materialismo histórico;
  4. método de análise científica da sociedade;
  5. ligação entre análise teórica e transformação revolucionária.

Essa distinção é extremamente importante.

A Igreja percebeu que o marxismo não aparecia mais apenas como um partido comunista.

Ele podia aparecer como:

  • filosofia;
  • sociologia;
  • método de interpretação histórica;
  • teoria econômica;
  • estratégia revolucionária;
  • teoria política;
  • linguagem pastoral.

Paulo VI adverte contra a tentativa de simplesmente “retirar” o marxismo de sua ideologia e utilizar apenas seu método, argumentando que existe uma ligação entre essas dimensões.

Esse ponto será central na futura condenação de determinadas correntes da Teologia da Libertação.


XXIX — 1979: João Paulo II e a pessoa humana

Redemptor Hominis

João Paulo II começa seu pontificado enfatizando a dignidade da pessoa humana.

A crítica ao marxismo passa a ser formulada sobretudo como crítica antropológica.

O problema não é somente:

“quem possui a fábrica?”

Mas:

“quem é o homem?”

Se o homem é simplesmente uma molécula da sociedade, o Estado pode reivindicar autoridade quase ilimitada.

Se o homem é uma pessoa dotada de dignidade transcendente, existem limites que o Estado não pode ultrapassar.


XXX — 1979 em diante: Polônia e Solidarność

João Paulo II teve papel central na história espiritual e política da resistência ao sistema comunista polonês.

Seus pronunciamentos na Polônia enfatizaram:

  • liberdade religiosa;
  • dignidade nacional;
  • dignidade humana;
  • direitos dos trabalhadores;
  • liberdade espiritual.

O movimento Solidarność posteriormente se tornou um dos principais símbolos da oposição ao regime comunista polonês.

A importância histórica de João Paulo II nesse contexto está justamente na combinação entre:

catolicismo + dignidade humana + liberdade + direitos dos trabalhadores.

A oposição ao comunismo não significava, portanto, oposição aos trabalhadores.

Ao contrário: o próprio movimento anticomunista se apresentava em grande medida como defesa da dignidade do trabalhador.


XXXI — 1981: Laborem Exercens

Na Laborem Exercens, João Paulo II desenvolve uma filosofia cristã do trabalho.

O trabalhador não é:

  • mercadoria;
  • peça do capital;
  • instrumento do Estado;
  • simples elemento da produção.

O trabalho possui dimensão pessoal.

Essa crítica é dirigida tanto ao capitalismo que transforma o trabalhador em mercadoria quanto ao coletivismo que transforma o trabalhador em peça de uma máquina estatal.


XXXII — 1984: Libertatis Nuntius e a Teologia da Libertação

Este documento é especialmente importante para a história latino-americana.

A Congregação para a Doutrina da Fé publicou, em 1984, a Libertatis Nuntius, instrução sobre determinados aspectos da Teologia da Libertação.

O documento não condena toda preocupação cristã com os pobres.

Pelo contrário: reconhece a legitimidade da preocupação com a pobreza.

A crítica é dirigida às correntes que incorporavam categorias marxistas de maneira considerada incompatível com a fé.

O documento dedica uma seção inteira à chamada “análise marxista”. Ele descreve a tentativa de alguns cristãos de utilizar o marxismo como instrumento científico para interpretar a pobreza e as estruturas sociais.

A objeção central é:

um método de análise social nunca é completamente neutro quando está ligado a uma antropologia materialista e a uma teoria revolucionária.

A Congregação também criticou a transformação da luta de classes em princípio teológico.


XXXIII — 1985: Leonardo Boff

Em 1985, a Congregação para a Doutrina da Fé publicou uma notificação sobre o livro Igreja: Carisma e Poder, de Leonardo Boff.

É importante ser rigoroso: o documento não é simplesmente uma “condenação de Leonardo Boff por ser marxista”.

A Congregação analisou questões eclesiológicas relacionadas à autoridade, à estrutura da Igreja, à hierarquia e à interpretação do papel dos carismas.

Ao final, declarou que determinadas posições analisadas colocavam em perigo a sã doutrina da fé. O documento foi aprovado por João Paulo II e publicado pelo então prefeito da Congregação, Joseph Ratzinger.

Sua importância na cronologia está na controvérsia mais ampla em torno da Teologia da Libertação, que naquele período frequentemente dialogava com categorias marxistas.


XXXIV — 1986: Libertatis Conscientia

A segunda grande instrução da Congregação sobre libertação foi publicada em 1986.

Libertatis Conscientia procura apresentar uma concepção cristã da liberdade e da libertação.

A Igreja aceita a necessidade de combater injustiças, pobreza e opressão.

Mas afirma que a libertação cristã não pode ser reduzida a:

libertação econômica + revolução política.

A liberdade cristã possui dimensão moral e espiritual.

O homem precisa ser libertado também do pecado.

Assim, o Evangelho não pode ser reduzido a uma ideologia revolucionária.


XXXV — 1987: Sollicitudo Rei Socialis

João Paulo II publicou Sollicitudo Rei Socialis em 1987.

O documento critica estruturas internacionais injustas e fala em “estruturas de pecado”.

Mas também critica os blocos ideológicos que dividiam o mundo.

A posição é novamente de distinção:

a Igreja não aceita o marxismo como solução, mas também não considera que qualquer forma de capitalismo esteja automaticamente de acordo com a moral cristã.


XXXVI — 1991: Centesimus Annus e o fim do comunismo soviético

Após a queda do Muro de Berlim e o colapso dos regimes comunistas do Leste Europeu, João Paulo II publicou Centesimus Annus.

É provavelmente a reflexão católica mais importante sobre o fracasso histórico do socialismo real.

O Papa identifica o erro antropológico fundamental do socialismo.

Segundo a encíclica, o socialismo tende a tratar cada homem como elemento ou “molécula” do organismo social, subordinando a pessoa ao mecanismo econômico-social.

O problema não seria apenas:

“o planejamento econômico não funciona.”

Seria algo mais profundo:

a própria concepção de pessoa está errada.

A encíclica também critica o coletivismo porque a experiência histórica dos países socialistas demonstrou, segundo João Paulo II, que a coletivização não eliminou a alienação humana, mas acrescentou escassez e ineficiência econômica.

Propriedade

João Paulo II reafirma o direito à propriedade privada.

Mas esclarece que a propriedade não é um direito absoluto.

Ela possui uma função social e está subordinada ao destino universal dos bens.

Mercado

A encíclica admite a legitimidade da economia de mercado quando entendida como economia de empresa, mercado e livre criatividade humana.

Mas rejeita um mercado sem enquadramento moral e jurídico.

Estado

O Estado deve proteger a liberdade, a propriedade, a justiça e as condições jurídicas da atividade econômica.

Totalitarismo

Um dos pontos mais fortes da encíclica é a crítica ao Estado totalitário que tenta absorver:

  • nação;
  • sociedade;
  • família;
  • Igreja;
  • associações;
  • indivíduo.

XXXVII — 1992: o Catecismo da Igreja Católica

A posição doutrinal é posteriormente codificada no Catecismo.

O parágrafo 2425 afirma:

“A Igreja rejeitou as ideologias totalitárias e ateias associadas, nos tempos modernos, ao ‘comunismo’ ou ao ‘socialismo’.”

Mas o mesmo parágrafo acrescenta que a Igreja também rejeita, na prática do capitalismo, o individualismo e o primado absoluto da lei do mercado sobre o trabalho humano.

Esse detalhe é indispensável.

A posição oficial não pode ser resumida corretamente como:

“Igreja = capitalismo irrestrito.”

O que o Catecismo efetivamente apresenta é:

contra o coletivismo ateu + contra o individualismo econômico absoluto.

A pessoa humana está no centro.


XXXVIII — 2005: Bento XVI e a crítica à promessa marxista

Deus Caritas Est

Em 2005, Bento XVI retomou diretamente a crítica ao marxismo.

Nos números 26–28, ele analisa a tese segundo a qual a caridade seria apenas um paliativo utilizado pelos ricos para evitar a transformação estrutural da sociedade.

Bento XVI reconhece que existe uma parte verdadeira nessa crítica: a sociedade precisa de justiça.

Mas rejeita a ideia de que a construção de estruturas justas torne a caridade desnecessária.

O Estado não pode absorver toda a sociedade.

A Igreja também não deve substituir o Estado.

A justiça é tarefa política; a caridade permanece uma necessidade humana permanente.

Esse argumento atinge um ponto importante do marxismo:

a ideia de que uma transformação estrutural poderia eliminar definitivamente as necessidades humanas que dão origem à caridade.

Para Bento XVI, isso pressupõe uma concepção excessivamente materialista do homem.

Mesmo uma sociedade justa continuará necessitando de:

  • solidariedade;
  • cuidado;
  • misericórdia;
  • amizade;
  • assistência;
  • amor ao próximo.

XXXIX — 2007: Spe Salvi e a crítica à esperança revolucionária

Na encíclica Spe Salvi, Bento XVI analisa a esperança moderna e dedica atenção à promessa marxista.

A crítica está relacionada à ideia de que a transformação das estruturas econômicas produziria uma sociedade radicalmente nova.

O problema apontado por Bento XVI é que nenhuma revolução econômica consegue, por si mesma, produzir um homem novo.

Modificar as estruturas não elimina automaticamente:

  • egoísmo;
  • violência;
  • pecado;
  • desejo de poder;
  • injustiça;
  • corrupção.

A crítica cristã à revolução marxista é, portanto, também uma crítica à antropologia revolucionária.


XL — 2006–2007: Jon Sobrino e a questão da Teologia da Libertação

A Congregação para a Doutrina da Fé publicou uma notificação sobre obras de Jon Sobrino, com publicação em 2007.

Novamente, o ponto não deve ser simplificado como “a Igreja condenou qualquer preocupação com os pobres”.

A própria documentação da Congregação reafirma a preocupação da Igreja com os pobres.

O problema é a forma como determinadas categorias teológicas podem modificar a compreensão cristã de Cristo e da salvação. A documentação oficial da Congregação registra a notificação de 26 de novembro de 2006 e sua publicação nos atos da Santa Sé em 2007.

Assim, a crítica às correntes marxistas da Teologia da Libertação possui dois níveis:

  1. crítica ao marxismo enquanto filosofia materialista;
  2. crítica à utilização de categorias marxistas para reconstruir a teologia cristã.

XLI — A questão central: por que a Igreja rejeita o marxismo?

Depois de quase dois séculos de documentos, é possível identificar uma estrutura bastante consistente.

1. Materialismo

O marxismo interpreta a história principalmente a partir das condições materiais e das relações de produção.

A antropologia cristã é diferente.

Para a Igreja, o homem é simultaneamente:

  • corpo;
  • alma;
  • pessoa;
  • criatura;
  • ser moral;
  • ser social;
  • ser espiritual;
  • ser destinado à transcendência.

Uma teoria que reduz o homem à economia é, portanto, insuficiente.


XLII — 2. Ateísmo

O comunismo marxista clássico possui uma dimensão explicitamente ateísta.

A religião é interpretada como fenômeno derivado das condições materiais e sociais.

A Igreja rejeita isso porque, para o cristianismo, Deus não é uma construção social.

A existência de Deus é fundamento da própria compreensão do homem.

Por isso, Divini Redemptoris apresenta o comunismo ateu como uma ameaça simultaneamente religiosa, antropológica e política.


XLIII — 3. Luta de classes

O marxismo interpreta grande parte da história através do conflito entre classes.

A Igreja reconhece conflitos econômicos reais.

O que rejeita é transformar o antagonismo em princípio permanente da organização social.

Na visão cristã, trabalhadores e proprietários não são inimigos ontológicos.

Ambos continuam sendo pessoas humanas.

A solução cristã procura:

  • justiça;
  • negociação;
  • associação;
  • sindicatos;
  • participação;
  • reforma;
  • caridade;
  • responsabilidade.

XLIV — 4. Revolução

A Igreja também rejeita a ideia de que a violência revolucionária seja o mecanismo normal para construir uma sociedade justa.

Isso não significa que toda revolução política seja tratada de forma idêntica em toda circunstância histórica.

Significa que a violência, a subversão e a eliminação deliberada das instituições sociais não podem ser transformadas em princípio permanente de política.

Essa é uma das razões pelas quais documentos de Pio IX, Leão XIII e Pio XI relacionam socialismo, comunismo e revolução.


XLV — 5. Abolição da propriedade privada

Esse é um dos pontos mais constantes desde Qui Pluribus e Rerum Novarum.

A Igreja entende a propriedade privada como um direito humano natural.

Mas a doutrina católica não considera a propriedade absoluta.

O proprietário possui responsabilidades perante:

  • Deus;
  • família;
  • sociedade;
  • pobres;
  • bem comum.

Essa combinação distingue a doutrina católica tanto do coletivismo quanto do individualismo absoluto.


XLVI — 6. Família

A tradição católica entende a família como uma sociedade natural.

Ela não é simplesmente uma unidade administrativa criada pelo Estado.

Por isso, qualquer sistema que tente absorver completamente a educação, a família e a formação moral dos filhos é visto com desconfiança.

A preocupação aparece de modo especialmente claro na Quadragesimo Anno, que também critica formas de “socialismo educador” que procuravam formar desde a infância o homem socialista.


XLVII — 7. Subsidiariedade

Um dos conceitos fundamentais da Doutrina Social da Igreja é a subsidiariedade.

O princípio pode ser resumido assim:

aquilo que indivíduos, famílias, associações e comunidades menores conseguem realizar legitimamente não deve ser absorvido desnecessariamente por uma autoridade superior.

Isso significa que a sociedade não deveria ser organizada exclusivamente de cima para baixo.

Entre o indivíduo e o Estado existem:

  • família;
  • Igreja;
  • município;
  • associações;
  • cooperativas;
  • sindicatos;
  • comunidades;
  • empresas;
  • sociedades voluntárias.

Essa estrutura intermediária é incompatível com um Estado que pretende controlar integralmente a sociedade.


XLVIII — 8. Liberdade e consciência

A liberdade religiosa desenvolvida pelo Concílio Vaticano II reforça outro ponto.

A consciência humana possui uma esfera que o Estado não pode simplesmente dominar.

A Dignitatis Humanae afirma que ninguém deve ser coagido por autoridade humana a agir contra a própria consciência em matéria religiosa.

Em sistemas totalitários, porém, partido, Estado e ideologia podem tornar-se praticamente inseparáveis.

É justamente essa absorção da sociedade pelo poder político que João Paulo II critica em Centesimus Annus.


XLIX — 9. O problema do Estado total

O problema não é simplesmente o tamanho do Estado.

É sua pretensão de totalidade.

Quando o Estado pretende controlar:

  • economia;
  • educação;
  • família;
  • religião;
  • imprensa;
  • associações;
  • cultura;
  • propriedade;
  • consciência;

ele deixa de ser apenas uma instituição política e passa a tentar tornar-se o princípio organizador de toda a vida humana.

Essa é uma das razões pelas quais o magistério católico associa comunismo e totalitarismo.


L — 10. O problema econômico do planejamento central

Existe ainda uma crítica econômica que, embora não seja originalmente um ensinamento católico, converge com parte dessa preocupação.

No século XX, Ludwig von Mises desenvolveu o argumento do problema do cálculo econômico sob o socialismo: sem propriedade privada dos meios de produção e sem mercados de capitais e preços formados por trocas voluntárias, o planejador central perde informações fundamentais necessárias para comparar usos alternativos dos recursos.

Friedrich Hayek posteriormente aprofundou o problema do conhecimento disperso.

Essas críticas pertencem à tradição da Escola Austríaca e não devem ser apresentadas como documentos do magistério católico.

Elas, porém, podem ser colocadas em paralelo com a preocupação católica com a concentração excessiva de poder econômico e político.

A convergência é especialmente visível na defesa da existência de múltiplas instituições sociais e de uma esfera de autonomia econômica.


LI — 11. A caridade não é socialismo

Um dos maiores equívocos modernos é identificar automaticamente justiça social com socialismo.

A Igreja não faz essa identificação.

Desde Rerum Novarum, a tradição católica afirma simultaneamente:

  • obrigação de defender o trabalhador;
  • obrigação de combater a pobreza;
  • legitimidade da propriedade privada;
  • dever de caridade;
  • justiça salarial;
  • associação profissional;
  • responsabilidade dos proprietários;
  • responsabilidade do Estado.

Bento XVI retomou essa distinção em Deus Caritas Est.

Uma sociedade justa não elimina a necessidade da caridade.


LII — 12. A crítica ao capitalismo também é parte da mesma doutrina

Uma leitura unilateral perderia uma parte essencial da história.

A Igreja nunca afirmou que o capitalismo, simplesmente por não ser socialismo, é automaticamente moral.

A Rerum Novarum criticou a exploração dos trabalhadores.

A Quadragesimo Anno criticou a concentração econômica.

Populorum Progressio criticou o liberalismo econômico sem freios.

João Paulo II criticou o capitalismo quando entendido como sistema sem limites morais.

O Catecismo rejeita o “primado absoluto da lei do mercado sobre o trabalho humano”.

Portanto, a estrutura doutrinal é:

contra o comunismo ateu;
contra o socialismo totalitário;
contra o liberalismo econômico absoluto;
a favor da dignidade da pessoa;
a favor da propriedade privada com função social;
a favor da iniciativa econômica;
a favor da justiça social;
a favor da solidariedade;
a favor da subsidiariedade.


LIII — 13. O marxismo como filosofia, partido, Estado e método

A história do século XX obrigou a Igreja a enfrentar várias formas diferentes de marxismo.

Marxismo filosófico

Materialismo histórico e dialético.

Marxismo revolucionário

Transformação da sociedade por meio da luta de classes e revolução.

Comunismo de partido

Organização política centralizada.

Comunismo de Estado

Coletivização e planejamento econômico.

Marxismo acadêmico

Utilização de categorias marxistas para interpretar história e sociedade.

Marxismo cultural ou sociológico

Uso de conceitos derivados do marxismo fora dos partidos comunistas tradicionais.

Marxismo teológico

Utilização de categorias marxistas na interpretação cristã.

A importância da Octogesima Adveniens e da Libertatis Nuntius está justamente em reconhecer que o marxismo poderia aparecer sob formas diferentes.


LIV — 14. “Progressismo” não é sinônimo de marxismo

Aqui também é necessário estabelecer uma distinção.

Os textos-base utilizam frequentemente “progressismo” como sinônimo de correntes que a tradição católica considera incompatíveis com a doutrina.

Historicamente, entretanto, progressismo católico, modernismo teológico, socialismo e marxismo não são conceitos idênticos.

A Igreja condenou o modernismo de Pio X por motivos teológicos específicos.

Posteriormente, algumas correntes progressistas incorporaram categorias marxistas.

Mas isso não permite afirmar que todo progressismo seja marxista.

O mesmo vale para “esquerda”, “social-democracia”, “Estado de bem-estar”, “sindicalismo”, “reforma social” e “política redistributiva”.

Esses conceitos não são automaticamente equivalentes ao comunismo condenado por Pio XI.

A formulação mais precisa é aquela do Catecismo: a Igreja rejeita as ideologias totalitárias e ateias associadas ao comunismo e às formas ateias e totalitárias de socialismo.


LV — 15. A continuidade entre Pio IX, Leão XIII, Pio XI e João Paulo II

Apesar das diferenças históricas, existe uma sequência intelectual reconhecível.

Pio IX

Identifica o comunismo e o socialismo como ameaças ao direito natural, à propriedade, à religião e à ordem civil.

Leão XIII

Constrói uma Doutrina Social da Igreja capaz de responder à questão operária sem aceitar o socialismo.

Pio XI

Aprofunda a crítica ao socialismo e condena explicitamente o comunismo ateu.

Pio XII

Transforma a oposição ao comunismo também em disciplina pastoral e canônica.

João XXIII

Mantém a oposição ao comunismo e ao socialismo moderado, mas desenvolve a reflexão social.

Paulo VI

Distingue as diversas formas de marxismo e combate sua utilização ideológica e teológica.

João Paulo II

Formula a crítica principalmente em termos de liberdade, dignidade humana, antropologia, propriedade e totalitarismo.

Bento XVI

Critica a promessa revolucionária de uma sociedade perfeita construída apenas por estruturas políticas e econômicas.

Catecismo

Codifica a rejeição às ideologias totalitárias e ateias associadas ao comunismo e ao socialismo.


LVI — 16. Plínio Corrêa de Oliveira e a recepção contrarrevolucionária no Brasil

Os documentos de Plínio Corrêa de Oliveira pertencem a outro nível.

Sua obra Revolução e Contra-Revolução, publicada originalmente em 1959, não é documento do Magistério da Igreja.

Ela representa uma interpretação de autor católico brasileiro sobre o processo revolucionário moderno.

Seu pensamento procura conectar diferentes movimentos históricos — desde a Reforma, passando pela Revolução Francesa e chegando ao comunismo — dentro de uma interpretação contrarrevolucionária da história.

É importante manter a distinção:

Magistério papal ≠ opinião de autor católico.

A obra é relevante para compreender uma corrente do pensamento católico tradicionalista e contrarrevolucionário brasileiro, mas não possui a mesma autoridade de uma encíclica ou de um documento conciliar.


LVII — Dom Antônio de Castro Mayer

O mesmo vale para os escritos de Dom Antônio de Castro Mayer.

O bispo brasileiro tornou-se conhecido por sua oposição ao progressismo e ao comunismo.

Seus textos demonstram a recepção brasileira das grandes controvérsias anticomunistas do século XX.

Novamente, entretanto:

trata-se de escritos episcopais e pastorais de um autor determinado, não de uma nova encíclica ou definição universal do Magistério.


LVIII — O que realmente foi condenado?

Depois de toda essa cronologia, é possível organizar as condenações em categorias.

Condenações diretas

Entre os documentos mais diretamente relacionados ao socialismo e ao comunismo estão:

  • Qui Pluribus — 1846;
  • Nostis et Nobiscum — 1849;
  • Quibus Quantisque — 1849;
  • Quanta Cura — 1864;
  • Syllabus Errorum — 1864;
  • Quod Apostolici Muneris — 1878;
  • Rerum Novarum — 1891;
  • Quadragesimo Anno — 1931;
  • Divini Redemptoris — 1937;
  • decreto do Santo Ofício contra o comunismo — 1949;
  • Mater et Magistra — 1961;
  • Octogesima Adveniens — 1971;
  • Libertatis Nuntius — 1984;
  • Libertatis Conscientia — 1986;
  • Centesimus Annus — 1991;
  • Catecismo da Igreja Católica, especialmente §§ 2424–2425;
  • Deus Caritas Est — 2005;
  • Spe Salvi — 2007.

Esses documentos formam o núcleo da tradição antissocialista e anticomunista.


LIX — Documentos relacionados indiretamente

Outros textos possuem função contextual:

  • Quo Graviora;
  • Mirari Vos;
  • Singulari Nos;
  • Optime Nos;
  • Humanum Genus;
  • E Supremi Apostolatus;
  • Lamentabili Sane;
  • Pascendi;
  • Praestantia Scripturae;
  • Notre Charge Apostolique;
  • Miserentissimus Redemptor;
  • Acerba Animi;
  • Dilectissima Nobis;
  • Summi Pontificatus;
  • Gaudium et Spes;
  • Dignitatis Humanae.

Esses documentos não devem ser artificialmente transformados em “encíclicas contra Marx”.

Sua importância está em formar o contexto doutrinário: autoridade, religião, liberdade, família, pessoa humana, revolução, secularização e limites do poder político.


LX — A tese antropológica final

No fundo, toda a tradição católica de oposição ao comunismo pode ser condensada em uma questão:

O homem pertence ao Estado?

A resposta católica é não.

O homem possui uma dignidade que não deriva do Estado.

Antes do Estado existem:

  • a pessoa;
  • a família;
  • a consciência;
  • a religião;
  • comunidades;
  • associações;
  • propriedade;
  • responsabilidades morais.

O Estado possui autoridade legítima, mas não é Deus.

O partido não é Deus.

A classe não é Deus.

A economia não é Deus.

A história não é Deus.

A revolução não é Deus.

Essa é a razão pela qual a crítica católica ao comunismo vai muito além da economia.

O problema fundamental, segundo essa tradição, é transformar uma construção política ou econômica em uma espécie de explicação total da existência humana.


LXI — Marxismo e a promessa de criar um “homem novo”

O marxismo revolucionário possui uma dimensão de transformação antropológica.

Não pretende simplesmente trocar um governo.

Pretende criar uma sociedade diferente e, através dela, um homem diferente.

A crítica cristã responde que o homem não pode ser salvo simplesmente pela transformação das estruturas.

É possível mudar:

  • propriedade;
  • governo;
  • moeda;
  • leis;
  • instituições;
  • relações de produção;

sem eliminar:

  • egoísmo;
  • violência;
  • inveja;
  • ambição;
  • corrupção;
  • pecado.

Por isso Bento XVI retoma a questão em Deus Caritas Est e Spe Salvi: a construção de estruturas justas é necessária, mas não pode substituir a transformação moral da pessoa.


LXII — A diferença entre reforma e revolução

A tradição social católica não é simplesmente conservadora no sentido de “nada deve mudar”.

A Rerum Novarum exigiu mudanças.

A Quadragesimo Anno exigiu mudanças.

A Igreja defendeu:

  • melhores condições de trabalho;
  • sindicatos;
  • salários justos;
  • participação;
  • proteção dos trabalhadores;
  • assistência aos pobres;
  • reformas econômicas;
  • limites à concentração econômica.

O que ela rejeitou foi a ideia de que essas reformas dependessem necessariamente de uma revolução marxista.

Assim, pode-se distinguir:

reforma: modifica instituições preservando a dignidade, a ordem jurídica e a pessoa;

revolução materialista: procura reconstruir a sociedade através da luta de classes, da ruptura institucional e da transformação das estruturas econômicas segundo uma antropologia materialista.

Essa distinção atravessa grande parte dos documentos analisados.


LXIII — A propriedade privada não é idolatria da riqueza

Também seria incorreto interpretar a defesa católica da propriedade como uma defesa da riqueza sem limites.

A Igreja ensina que a propriedade é legítima, mas que os bens possuem destino universal.

João Paulo II deixa isso explícito em Centesimus Annus: a propriedade privada é fundamental para a autonomia e desenvolvimento da pessoa, mas não é um direito absoluto.

Portanto:

socialismo → erro ao abolir a propriedade privada;

individualismo econômico absoluto → erro ao transformar a propriedade em direito sem responsabilidade.

A posição católica situa-se entre os dois extremos.


LXIV — O legado contemporâneo

A queda da União Soviética não encerrou a discussão.

O marxismo continuou existindo em diferentes formas intelectuais.

Algumas correntes abandonaram a defesa explícita da economia soviética e passaram a trabalhar principalmente com:

  • teoria crítica;
  • análise cultural;
  • teoria da dependência;
  • marxismo acadêmico;
  • crítica das relações de classe;
  • movimentos revolucionários;
  • interpretações marxistas da religião.

Por isso, os documentos de Paulo VI e João Paulo II são especialmente importantes.

Eles não tratam apenas do “comunismo soviético”.

Tratam também do marxismo como forma de interpretar a realidade.


LXV — A posição resumida do Catecismo

A formulação contemporânea mais compacta encontra-se no Catecismo da Igreja Católica.

O §2424 rejeita sistemas que subordinam os direitos fundamentais das pessoas à organização coletiva da produção.

O §2425 afirma que a Igreja rejeitou as ideologias totalitárias e ateias associadas ao comunismo e ao socialismo.

Mas o mesmo parágrafo rejeita o individualismo econômico e o primado absoluto do mercado.

Portanto, o resultado de dois séculos de desenvolvimento doutrinário pode ser sintetizado assim:

A pessoa humana está acima do sistema econômico.

Nem o Estado pode absorver a pessoa.

Nem o mercado pode reduzir a pessoa a consumidor ou produtor.

Nem a classe pode substituir a pessoa.

Nem a revolução pode substituir a conversão moral.

Nem a propriedade pode ser transformada em absoluto.

Nem a igualdade pode justificar a abolição dos direitos naturais.


Conclusão — dois séculos de oposição ao materialismo revolucionário

A história da condenação católica ao socialismo, ao comunismo e ao marxismo não começa em 1917, nem termina em 1991.

Ela começa no século XIX, quando a Igreja enfrenta as consequências da Revolução Francesa, das sociedades secretas, do racionalismo, do liberalismo radical e das primeiras correntes socialistas.

Com Pio IX, o comunismo é explicitamente condenado antes mesmo da publicação do Manifesto Comunista.

Com Leão XIII, a Igreja constrói uma resposta sistemática à questão operária: defesa da propriedade privada, direitos dos trabalhadores, justiça social, associações profissionais e responsabilidade moral.

Com Pio XI, o socialismo e o comunismo recebem uma das formulações mais severas do magistério, culminando na Divini Redemptoris e na condenação do comunismo ateu.

Com Pio XII, a oposição ao comunismo ganha também dimensão disciplinar, especialmente durante a Guerra Fria.

Com João XXIII, a crítica é preservada ao mesmo tempo em que a Doutrina Social da Igreja continua sendo desenvolvida.

Com Paulo VI, o problema torna-se mais sofisticado: o marxismo passa a ser analisado não apenas como partido político, mas como ideologia, método de análise social e instrumento de transformação revolucionária.

Com João Paulo II, a crítica chega ao nível antropológico: o erro fundamental do socialismo é reduzir a pessoa humana ao organismo social e subordinar sua liberdade ao mecanismo econômico e político. Centesimus Annus também registra a experiência histórica dos países socialistas e rejeita o coletivismo como alternativa à economia de mercado.

Com Bento XVI, a crítica concentra-se na insuficiência da revolução para produzir justiça definitiva e na impossibilidade de substituir caridade, moral e transcendência por estruturas políticas.

E o Catecismo da Igreja Católica conserva, no século XXI, a formulação doutrinal segundo a qual a Igreja rejeita as ideologias totalitárias e ateias associadas ao comunismo e ao socialismo, enquanto também rejeita o individualismo econômico e o domínio absoluto do mercado.

Assim, a oposição católica ao comunismo não pode ser reduzida a uma preferência econômica ou a uma disputa partidária.

Ela nasce de uma concepção integral do homem.

O homem, para a antropologia cristã, não é apenas trabalhador.

Não é apenas proprietário.

Não é apenas consumidor.

Não é apenas membro de uma classe.

Não é apenas cidadão.

Não é apenas parte de uma coletividade.

É uma pessoa.

E justamente por ser pessoa possui uma dignidade que antecede o Estado, a economia, o partido e qualquer projeto revolucionário.

É nesse ponto que se encontra a continuidade fundamental entre os documentos de Pio IX, Leão XIII, Pio XI, Pio XII, João XXIII, Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI e o Catecismo: a sociedade deve ser organizada em função da pessoa humana e de sua dignidade, e não a pessoa humana sacrificada em função de uma ideologia que pretenda explicar e controlar toda a sociedade.

Essa é a chave para compreender por que, durante quase dois séculos, a Igreja Católica condenou sucessivamente o comunismo ateu, o socialismo materialista, a luta de classes como princípio absoluto, a revolução como método permanente, a abolição da propriedade privada, o totalitarismo e a redução do homem à matéria e às relações econômicas.

Ao mesmo tempo, a mesma tradição impede que essa conclusão seja transformada em uma simples defesa do capitalismo irrestrito: a Doutrina Social da Igreja também exige justiça, solidariedade, responsabilidade social da propriedade, proteção do trabalhador, subsidiariedade e respeito à dignidade humana.

A oposição católica ao socialismo, portanto, não é apenas uma defesa de um sistema econômico contra outro.

É, em sua formulação mais profunda, uma defesa de uma determinada concepção do homem contra qualquer sistema — socialista, comunista ou capitalista — que pretenda transformar a pessoa em mero instrumento de uma estrutura econômica, política ou ideológica.

Gostou do artigo? Faça parte da nossa membresia clicando aqui.

Compre bitcoin de forma segura aqui.

Seu Banner Aqui.

Sua propaganda nos nossos artigos.
R$ 10 mensais
  • 1 banner lateral ou horizontal
IMPERDÍVEL