Aparentemente, a Maçonaria para os incautos, não passa um clube filosófico e esotérico masculino. Mas no passado ela já foi um movimento revolucionário, (ver carbonária, ver terror) e continua sendo nos dias de hoje um movimento com ideais eugenistas, anti-cristãos, anti-clericais, anti-libertários, socialistas, estatistas e nacionalistas— e que impactam de modo dramático e negativo a cultura, a sociedade e a política do ocidente, mesmo que de maneira velada e discreta.
O que é a maçonaria?
A maçonaria é basicamente uma organização obscurantista defensora de ideais revolucionários republicanos, que persegue quem não concorda com essas ideias. Isso significa que ela quer aniquilar toda e qualquer influência de qualquer sistema político que não seja o da “República Maçonica Universal”, como é o exemplo da monarquia tradicional. O objetivo máximo da maçonaria é retirar a religião católica, a educação moral e a cultura do cristianismo na vida pública, a ponto de calar todos os indivíduos que não são a favor da implantação de seus ideais, taxando esses indivíduos de “conspiracionistas“, “intolerantes” e “extremistas“.
Veja como a maçonaria persegue católicos e cristãos, com o exemplo dos Cristeiros do México:
Essa ação se dá por meio do controle que maçons exercem diretamente nos cargos políticos, no controle da mídia de massas, no controle da circulação de informação na internet, na arquitetura do sistema de governo, no modo como a moeda é emitida e como sistema bancário é operado. Manipulam leis estimulando uma agenda de implantação de ideologias socialistas genocidas nefastas, de forma velada e secreta. Pela frente, se dizem uma organização filantropista, mas a maioria já sabe que ela não é, como voocê pode ver nesse documentário:
Massacres
Por décadas, desde antes dos massacres da revolução francesa, os maçons e suas revoluções e ideologias vem causando genocídios, guerras, fome, perseguição aos cristãos e relativização do direito a propriedade privada com as instituições de estado.
Fazem isso dando cabo aos seus ideais coletivistas, positivistas e legalistas, aplicando-os de forma sistemática e impositiva, sem o consentimento da sociedade pelo o que chamam de “contrato social” e “bem comum”, forma de legitimar o roubo institucionalizado em larga escala.
Geralmente as ações dos maçons são ações a favor do apadrinhamneto, estatização da economia, a favor de mais impostos e a favor do agigantamento do estado, promovendo um estrangulamento econômico das massas por meio da tirania (ou oligarquia) da maioria (democracia) e da formação de cartéis e associações corporativistas locais, estaduais e nacionais. O começo da institucionalização desse sistema fraudulento, aconteceu justamente na França Revolucionária, que exportou esses ideais porcos para o resto do mundo.
A prova disso, é que diversos maçons são e já foram comunistas revolucionários ou conservadores liberais, (como Karl Marx) no controle de estados e grandes corporações, geralmente ambos defensores do estado e dos impostos contra o resto da sociedade (que os maçons chamam de profanos). Tudo enquanto é claro, defendem privilégios e incentivos fiscais para eles próprios. Veja o exemplo de como o estado do Brasil por exemplo, foi fundado por maçons.
Igreja Católica versus Maçonaria
Como resposta a as atrocidades que a maçonaria cometeu na Revolução Francesa e nos movimentos revolucionários dos anos de 1800-1900, (ainda comete nos dias de hoje patrocinando movimentos revolucionários progressistas, por mais que ela negue isso), a Igreja Católica e seus papas alertaram a humanidade sobre os objetivos nefastos dessa sociedade secreta, por meio de 20 bulas condenatórias sob pena de excomunhão a pessoas que se filiassem a essa organização anti-católica.
Mas o que a Igreja entendia, e entende hoje, por maçonaria? Que características fizeram com que ela merecesse uma tal condenação?
Você pode ter a resposta dessas perguntas, nas próprias 20 Bulas feitas pelos papas e o contexto no qual elas foram redigidas:
Bulas feitas antes do Papa Pio IX (1738-1846)
1738 : Papa Clemente XII, Bula In eminenti apostolatus. [1]
In eminenti apostolatus specula é uma bula papal emitida pelo Papa Clemente XII em 28 de abril de 1738, proibindo os católicos de se tornarem maçons e os motivos disso.
1751 : Papa Bento XIV, Bula Providas Romanorum. [1]
Providas Romanorum foi uma constituição apostólica promulgada pelo Papa Bento XIV que condenou a Maçonaria com base em seu suposto naturalismo, exigência de juramentos, sigilo, indiferentismo religioso e possível ameaça à Igreja e ao estado pontífice. Confirmou a constituição anterior In eminenti apostolatus. Proíbe especificamente os católicos romanos de buscar adesão a qualquer grupo maçônico.
1821 : Papa Pio VII, Bula Ecclesiam a Jesu Christo. [1]
Ecclesiam a Jesu Christo foi uma bula papal promulgada por Pio VII em 1821. Ele afirmou que os maçons devem ser excomungados por seu juramento de sigilo da sociedade e conspirações contra a igreja e o estado. Também vinculou a Maçonaria aos Carbonari , um grupo revolucionário anticlerical ainda ativo na Itália e outras partes do mundo, como aqui no Brasil. [1]
1825 : Papa Leão XII, Bula Quo graviora. [1]
Quo graviora foi uma constituição apostólica promulgada pelo Papa Leão XII em 13 de março de 1825, na qual ele decretou a proibição de filiação em lojas maçônicas em perpetuidade.
1829 : Papa Pio VIII, Bula Traditi humilitati. [1]
Traditi humilitati é uma encíclica papal publicada pelo Papa Pio VIII em 1829. Ela estabeleceu o programa de seu pontificado. Embora não mencione explicitamente a Maçonaria , foi citado por documentos posteriores da Igreja sobre o assunto porque condenava aqueles “que pensam que o portal da salvação eterna se abre para todos de qualquer religião“. [1] Em relação ao pluralismo religioso, Pio VIII condenou o “mau artifício dos sofistas desta época” que colocaria o catolicismo em pé de igualdade com qualquer outra religião pagã.
1830: Papa Pio VIII, Bula Litteris Altero. [1]
O Breve Litteris altero, Papa Pio VIII condenou as sociedades secretas maçônicas e as traduções bíblicas modernistas corruptas produzidas por igrejas protestantes. Pio VIII aceitou a situação em casamentos mistos entre protestantes e católicos na Alemanha, mas se opôs a mudanças na Irlanda e na Polônia, que ainda eram fortemente católicas. Em Litteris altero abhinc, ele declarou que um casamento misto só poderia ser abençoado por um padre se fossem feitas promessas apropriadas para educar os filhos do casamento como católicos.
1832 : Papa Gregório XVI, Bula Mirari vos. [1] [a]
Mirari vos, às vezes referido como Mirari vos arbitramur , é a primeira encíclica do Papa Gregório XVI e foi publicada em agosto de 1832.
Após a Revolução Francesa as doutrinas liberais e maçônicas se espalharam pela Europa. É importante compreender aqui como transcorreu o período revolucionário italiano no início do século XIX, visto que toda a onda de mortes na europa causou uma reação dos papas aos movimentos revolucionários.
A encíclica compila em vinte parágrafos a exposição e condenação dos erros, a reafirmação da doutrina perene da Igreja e a indicação do remédio para esses males.
Período do Papa Pio IX (1846-1878)
1846 : Papa Pio IX, Bula Qui pluribus. [1] [b]
Qui pluribus (com o subtítulo “Sobre a fé e a religião”) é uma encíclica promulgada pelo Papa Pio IX em 9 de novembro de 1846. Foi a primeira encíclica de seu reinado, e escrita para exortar os prelados a estarem em guarda contra os perigos representados pelo racionalismo , panteísmo, socialismo, comunismo e outras filosofias populares. Foi um comentário sobre a agitação civil generalizada que se espalhava pela Itália, à medida que nacionalistas com uma variedade de crenças e métodos buscavam a unificação da Itália por meio de guerras e assassinatos.
1849 : Papa Pio IX, Bula Quibus quantisque malis. [1]
Quibus quantisque malis foi uma alocução papal de Pio IX dirigida ao Consistório dos Cardeais em 20 de abril de 1849, [1] discutindo a atmosfera política daquela época.
Pio IX foi eleito Papa em junho de 1846, durante um período de agitação política que acabou levando às Revoluções de 1848. Em Quibus quantusque, Pio faz uma análise retrospectiva de seus três primeiros anos como Papa. Ele discute alguns dos eventos mais importantes, suas intenções e as manobras de certos elementos revolucionários que trabalharam para derrubar a Igreja Católica. [2] Um de seus primeiros atos foi declarar uma anistia para todos os presos políticos detidos nas prisões papais. Os revolucionários maçons em Roma exploraram as concessões de Pio IX e incitaram continuamente a população a exercer pressão para obter outras concessões. [3] Pio IX diz:
“E não escapa a ninguém que muitos que receberam generosamente esse perdão, não só não mudaram seus pensamentos, como esperávamos, mas ao invés, persistiram cada dia mais amargamente em seus desígnios e maquinações, não houve nada que eles deixaram de fazer, nada que não ousassem, nada que não tentassem, para abalar e derrubar o Principado civil do Romano Pontífice, como já vinham planejando há muito tempo, e ao mesmo tempo, trouxe a mais amarga guerra contra Nossa Santíssima Religião.” [4]
Embora o discurso não mencione especificamente a Maçonaria, Hermann Gruber, escrevendo na Enciclopédia Católica , lista-a entre os pronunciamentos papais contra a Maçonaria. [5] Algumas fontes equiparam a Maçonaria com o socialismo e com o comunismo . [6]
1864 : Papa Pio IX, Bula Quanta cura. [1]
Quanta cura (latim para “Condenação dos Erros Atuais”) foi uma encíclica papal publicada pelo Papa Pio IX em 8 de dezembro de 1864. Nela, ele denunciou o que considerava erros significativos que afligiam a era moderna. Estes ele listou em um anexo chamado Syllabus of Errors, que condenava o secularismo e o indiferentismo religioso.
1865 : Papa Pio IX, Bula Multiplices inter. [1]
A encíclica Multiplices inter aos cardeais, arcebispos e bispos da França foi emitida em 21 de março de 1853 pelo Papa Pio IX. Seu conteúdo era a preservação e unidade da igreja e da liturgia e do Missal.
No início de 1853, uma interpretação independente e implementação da liturgia começou na França, essencialmente, havia surgido uma disputa sobre concílios e sínodos provinciais, sobre os direitos e deveres dos escritores, sobre uma reorganização da liturgia e a administração da justiça pelos bispos.
Para acalmar essa discussão pública, foi publicada a encíclica Inter multiplices que também condena as intenções e as manobras de certos elementos revolucionários que trabalharam para derrubar a Igreja Católica.
1869 : Papa Pio IX, Bula Apostolicae Sedis moderationi. [1]
Apostolicae Sedis moderationi foi uma bula papal emitida pelo Papa Pio IX em 12 de outubro de 1869, que revisou a lista de censuras que no direito canônico eram impostas automaticamente ( lata sententia ) aos infratores.
As leis da Igreja impondo censuras foram se multiplicando ao longo dos séculos, algumas confirmando, modificando ou revogando decretos anteriores. O Concílio de Trento (1545-63) as simplificou, mas inúmeras novas leis continuaram a ser promulgadas, alterando e complicando a situação anterior. O resultado foi confusão para os canonistas, perplexidade para os moralistas e muitas vezes hesitação para os fiéis. Daí a necessidade de uma revisão geral de todo o material. [1]
Algumas censuras da Apostolicae Sedis moderationi são reservadas aos bispos; para que os bispos, dentro de sua própria jurisdição, ou alguém especialmente delegado por eles, possam absolver das censuras assim reservadas.
Do total de 45 censuras, uma (a quarta entre aquelas cuja absolvição foi reservada ao Papa, mas não de maneira especial) foi dirigida contra a filiação à ” maçonaria , carbonária e grupos semelhantes”.
1873 : Papa Pio IX, Bula Etsi multa. [1]
Etsi multa (Sobre a Igreja na Itália, Alemanha e Suíça) é uma encíclica papal que foi publicada pelo Papa Pio IX em 21 de novembro de 1873.
A encíclica afirmava que havia três campanhas sendo travadas contra a Igreja na época:
- O Kulturkampf no Império Alemão . [1]
- A supressão pelas autoridades italianas pós-unificação da Universidade Gregoriana . [2]
- Um movimento anticlerical na Suíça , expresso através de:
- A expulsão de Gaspard Mermillod , o Vigário Apostólico de Genebra , Suíça. [3]
- A imposição da eleição popular de clérigos católicos em Genebra e prestar juramento o papado considerou censurável. [4]
- Leis anticatólicas nos cantões suíços de Solothurn , Berna , Basel-Landschaft , Argóvia e Zurique . [5]
- Supressão de padres católicos ligados a maçonaria em Jura . [6]
Condenou a Maçonaria , que foi responsabilizada pelo ataque generalizado à Igreja Católica, acusando-a de ser “a Sinagoga de Satanás “, expressão retirada do livro de Apocalipse. [7]
Leão XIII (1878-1903)
1882 : Papa Leão XIII, Bula Etsi Nos . [1]
Etsi Nos foi uma encíclica papal promulgada pelo Papa Leão XIII em 1882 denunciando a maneira pela qual a Itália pós-unificação denegriu o papel da Igreja, [1] que atribuiu principalmente à Maçonaria:
“Relata-se até que este ano está para receber os deputados e líderes da seita mais amargurada contra o catolicismo, que designaram esta cidade como o local para a sua reunião solene. As razões que determinaram a escolha de tal lugar de encontro não são segredo; eles desejam com esta provocação ultrajante saciar o ódio que nutrem contra a Igreja e trazer suas tochas incendiárias ao alcance do Pontificado Romano, atacando-o em sua própria sede”. [2]
“Etsi Nos” foi uma das primeiras encíclicas de Leão aos bispos de um país específico, neste caso, a Itália, o estado recém-criado que cercava o Vaticano. Em “Etsi Nos”, Leo ridicularizou os governos que tomaram conta do país. Após a formação do Estado italiano em 1870, uma série de governos socialistas governaram a Itália. Em 1876, a eleição de Agostino Depretis como primeiro-ministro foi o início do longo período socialista. O norte da Itália era industrializado e mais rico do que a parte sul da Itália, marcado pela depravação. Depretis teve que renunciar em 1878 devido ao escândalo em seu governo. Leo insistiu que seu clero se elevasse acima da imoralidade da Itália:
“… nestes dias há grande e extensa corrupção da moral, há necessidade de sacerdotes de singular excelência de virtude e constância. Eles não podem de modo algum evitar associar-se com os homens; pelos próprios deveres de seu ofício, de fato, eles são obrigados a ter relações íntimas com o povo, e isso no meio de cidades onde quase não há luxúria que não tenha permitido e desenfreado licença. para se guardar, e ambos vencem todas as seduções do desejo e superam com segurança exemplos perigosos.” [3]
Depretis foi reeleito em 1879 e, portanto, como primeiro-ministro na época da redação de “Etsi Nos” foi alvo das reclamações de Leo. Depretis tentou um método de governo chamado “Transformismo”, que ignorava os rótulos partidários, tomando ministros tanto da esquerda quanto da direita. Quando 500 soldados italianos foram mortos por etíopes na Batalha de Dogali em janeiro de 1887, seu governo renunciou pela segunda vez. [4]
O medo de medidas autoritárias do governo socialista, segundo Leo, resultou em “uma escassez de clérigos por toda parte seguiu as leis que foram promulgadas em prejuízo da Igreja, tão claramente, que é necessário para aqueles que, pela graça de Deus está sendo treinado para as Ordens Sagradas, para dar atenção redobrada e por maior diligência, zelo e devoção para compensar o suprimento escasso”. [5]
1884 : Leão XIII, Bula Humanum genus. [1]
Humanum genus é uma encíclica papal promulgada em 20 de abril de 1884 pelo Papa Leão XIII.
Lançado na ascensão da era industrial , do marxismo , e após a captura de Roma de 20 de setembro de 1870 pelas forças militares do Reino da Itália dos Estados papais , Humanum genus é principalmente uma condenação da Maçonaria. Afirma que o final do século XIX foi uma época perigosa para a Igreja Católica Romana, em grande parte devido aos inúmeros conceitos e práticas que atribui à Maçonaria, nomeadamente o naturalismo, o socialismo e a separação entre igreja e estado.
Algumas das restrições encontradas no Humanum genus ainda permanecem em vigor hoje.
1887 : Leão XIII, Bula Officio sanctissimo . [2]
Officio sanctissimo, com o subtítulo “Sobre a Igreja na Baviera “, foi uma encíclica papal publicada pelo Papa Leão XIII em 1887. Recordava a história contínua do catolicismo na Baviera ; [1] e elogiou a resistência do povo ao Kulturkampf . [2] Também condenou a Maçonaria , chamando-a de “seita das trevas”. [3]
Kulturkampf (luta cultural) foi o conflito que ocorreu de 1872 a 1878 entre o governo da Prússia liderado por Otto von Bismarck, contra a Igreja Católica Romana liderada pelo Papa Pio IX. As principais questões eram o controle clerical da educação e nomeações eclesiásticas. Uma característica única da Kulturkampf , em comparação com outras lutas entre o Estado e a Igreja Católica em outros países, foi ocomponente antipolonês[1] dos alemães. Por extensão, o termo Kulturkampf às vezes é usado para descrever qualquer conflito entre autoridades seculares e religiosas ou valores profundamente opostos, crenças entre facções consideráveis dentro de uma nação, comunidade ou outro grupo.
1890 : Leão XIII, Bula Dall’alto dell’Apostolico Seggio . [1]
A encíclica papal do Papa Leão XIII sobre a Maçonaria na Itália, conhecida tanto por seu incipit italiano Dall’alto dell’Apostolico Seggio quanto por seu incipit latino Ab apostolici Solii celsitudine , foi promulgada em 15 de outubro de 1890. [1]
Tratava da Maçonaria na Itália, condenando o curso contemporâneo dos assuntos públicos na Itália como a realização do “programa maçônico”. Dizia-se que este “programa” envolvia um “ódio mortal à Igreja”, a abolição da instrução religiosa nas escolas e a aniquilação absoluta influência clerical na sociedade civil. [2]
1892 : Leão XIII, Bula Custodi di quella fede . [2]
Custodi di quella fede (Sobre a Maçonaria) foi uma encíclica papal promulgada por Leão XIII em 1892 e dirigida ao povo italiano . [1]
Acompanhava a encíclica Inimica vis dirigida aos bispos italianos. Pediu aos católicos que trabalhassem contra a Maçonaria protegendo as famílias contra a infiltração e estabelecendo instituições católicas como escolas, sociedades de ajuda mútua e jornais. [2] Em geral, exortou os católicos a evitar sociedades seculares e não religiosas. [3]
1892 : Leão XIII, Bula Inimica vis [2]
Inimica vis (Sobre a Maçonaria) foi uma Encíclica Papal dirigida aos bispos da Itália. [1] Ele observou as múltiplas condenações da Maçonaria ao longo do século e meio anterior e concentrou-se nas dificuldades locais da igreja italiana. Foi promulgado por Leão XIII em 1892. Ainda é citado nas atuais críticas católicas à Maçonaria. [2]
É visto como reprovando os bispos italianos por uma resposta apática à Maçonaria [3] e reclamou que alguns membros do clero católico estavam cooperando com o governo maçônico e anticlerical da Itália. [4] Foi visto como o início da “negociação” papal com as forças simbolizadas pela Maçonaria, [5] embora também tenha sido notado que a Maçonaria foi denunciada como uma “seita vil”. [6]
Na mesma data em que Inimica vis foi promulgada, 18 de dezembro de 1892, o Papa Leão XIII escreveu Custodi di quella fede, uma epístola encíclica dirigida ao povo italiano, atacando a Maçonaria.
1894 : Leão XIII, Bula Praeclara gratulationis publicae . [1]
Praeclara gratulationis publicae ( testemunhos esplêndidos de público [regozijo] ) é uma carta apostólica do Papa Leão XIII promulgada em 20 de junho de 1894.
Apelou para a reunião das igrejas orientais e ocidentais na “Unidade da Fé”. Também condenou a Maçonaria . [1] Uma carta anterior sobre o mesmo assunto, intitulada Epístola aos Orientais , havia sido escrita pelo Papa Pio IX em 1848.
O apelo à unidade foi reafirmado pela Unitatis redintegratio do Concílio Vaticano II , embora esta última declaração articule um tipo diferente de eclesiologia que está mais de acordo com o espírito de cooperação do Concílio com os cristãos.
1902 : Leão XIII, Bula Annum ingressi . [1]
Annum Ingressi foi uma epístola apostólica escrita por Leão XIII em 1902. Foi dirigida aos bispos do mundo, revendo os vinte e cinco anos de seu pontificado. [1] Também pediu resistência à Maçonaria . [2]