42 Documentários Sobre as Atrocidades do Comunismo

Anônimo

Anônimo

Todos esses vídeos, filmes, documentários, entrevistas e palestras constituem um resumo sobre as atrocidades do “Socialismo Real”, do “Comunismo” e do “Marxismo Cultural”.

“Os marxistas inteligentes são patifes; os marxistas honestos são burros; e os inteligentes e honestos nunca são ou serão marxistas.”

José O. de Meira Penna

Não, a citação acima não é uma ofensa. É, sim, um vívido alerta, amparado numa vasta documentação e bibliografia sobre as mazelas do comunismo.

Parte dessa bibliografia, inclusive, encontra-se disponível em português.

Assim, parto do princípio que você, leitor, é inteligente e honesto, e por isso disponibilizo aqui uma lista de documentários que reforçará a sua convicção de que o marxismo é o “ópio dos intelectuais”, segundo a definição de Raymond Aron.

Esse contundente testemunho não deixa “pedra sobre pedra” sobre a ideologia marxista e as nefastas experiências políticas dela derivadas. Alerto, para os mais sensíveis, que algumas imagens e relatos poderão chocar. 

1. Comunismo: a história de uma ilusão [P1] / [Parte 2] / [Parte 3]

Trata-se de um excelente documentário, em três partes, sobre a implantação, a consolidação e a queda do comunismo na antiga União Soviética. Exibido pela RTP2, de Portugal.

2. The Soviet Story [Legendado]

Este documentário detalha as atrocidades do comunismo soviético, bem como as suas ligações com o nazismo. Desta forma, vai na linha do livro O Passado de Uma Ilusão, de François Furet (Siciliano, 1995).

https://www.youtube.com/watch?v=H9WmNeH1EJg

3. Filme “Stalin” [P1] / [Parte 2] / [Parte 3]

Filme de 1992, dirigido por Ivan Passer. Trata-se de um relato da trajetória política e pessoal do tirano soviético Joseph Stalin, produzido a partir a partir dos relatos de sua filha. P.s. Há uma opção de assistir ao filme inteiro, sem a necessidade de acessar outros links. No entanto, parece que a qualidade da imagem é um pouco inferior. Veja aqui.

4. Stalin — o Tirano Vermelho

Excelente documentário sobre Stalin, produzido pela RTVE, da Espanha.

5. Filme “O Círculo do Poder”

Filme de 1991, dirigido por Andrei Konchalovsky. Baseado numa história real e com cenas gravadas no Kremlin, mostra a vida de Ivan Sanchin, funcionário da KGB que se tornou operador de projeção de filmes privados de Stalin entre 1939 e 1953.

6. Anne Applebaum fala sobre o Gulag

Nesta entrevista, concedida ao programa Milênio da Globo News, a jornalista Anne Applebaum Elizabeth fala sobre o sistema de campos de trabalhos forçados da União Soviética. Suas pesquisas resultaram no premiado livro Gulag: uma história (Ediouro, 2004).

7. Ilha dos Canibais

Documentário sobre um campo do Gulag numa ilha da Sibéria onde os prisioneiros, abandonados à própria sorte, entregaram-se ao canibalismo.

8. Khrushchev e a Primavera de Praga

Documentário sobre a Guerra Fria, do período em que Nikita Khrushchev esteve à frente da União Soviética até 1968, quando ocorreu a Primavera de Praga.

9. Entrevista sobre a subversão soviética / Palestra sobre a subversão soviética

No primeiro vídeo, Yuri Bezmenov (Thomas Schuman), desertor da KGB, descreve a estratégia de subversão das sociedades ocidentais pela agência de espionagem soviética. No segundo vídeo, em uma palestra, Bezmenov apresenta outros detalhes da atuação da KGB.

10. Livre para escolher: a falência do socialismo

Excelente documentário apresentado por Milton Friedman, Nobel de Economia de 1976, sobre a transição da economia planificada para a economia de mercado do Leste europeu.

11. Os últimos dias da União Soviética

Documentário exibido pelo canal Futura, sobre o governo de Mikhail Gorbachev (1985–1991) e o colapso da União Soviética e do Socialismo Real.

12. A História do Comunismo e o Mundo Atual

A história do comunismo e das revoluções comunistas e o seu impacto no século XX é explicada pelo historiador Silvio Pons nesta entrevista concedida ao programa Milênio, da Globo News. Pons também concedeu uma entrevista para O Globo e é autor de A Revolução Global — História do Comunismo Internacional (1917–1991).

13. História do Muro de Berlim

Documentário exibido pelo canal History, sobre a história do “Muro da Vergonha”.

14. Filme “A vida dos outros”

Filme alemão de 2006, dirigido por Florian Henckel von Donnersmarck. A película narra a história de um agente da Stasi. Esse agente é encarregado de coordenar escutas clandestinas no apartamento de um casal da vida cultural de Berlim e, contrariando as expectativas, passa a ter simpatia por eles. Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro. P.s. O filme foi censurado do YouTube, após anos lá.

15. Stasi — Polícia secreta da Alemanha Oriental

Reportagem da Globo News sobre a polícia secreta da então República Democrática Alemã. Utiliza imagens do filme A Vida dos Outros.

16. Nadia Comaneci — A Ginasta e o Ditador

Documentário sobre a trajetória de Nadia Comaneci e Nicolae Ceaușescu, o ditador da Romênia, entre 1965 e 1989.

17. Che Guevara: a anatomia de um mito

Documentário que arrasa o mito do “herói” latino-americano, Che Guevara. Produzido a partir de entrevistas com vários ex-revolucionários, muitos deles vítimas diretas ou indiretas do psicopata argentino. Legendado.

18. APOCALIPSE: A GUERRA DOS MUNDOS

Krushchev surpreende a todos ao denunciar os crimes de Stalin. Sem negar a ideologia, o novo líder da URSS procura se distanciar de seu antecessor e se abrir para o mundo exterior. Agora, ele prepara uma coexistência com o recém eleito Presidente Kennedy que será tudo menos pacífica. Em Berlim, em 26 de junho de 1963, ele profere seu famoso discurso cheio de esperança a uma multidão emocionada “Ich bin ein Berliner!”.

19. Mao, o último imperador

Reportagem-documentário produzida pela GNT. Explica a Revolução Chinesa de 1949 e, especialmente, a biografia de seu líder, Mao Tsé-Tung. Uma denúncia dos crimes de um dos mais brutais ditadores comunistas de todos os tempos.

20. A Grande Fome de Mao 

Documentário sobre as consequências do processo de coletivização implementado por Mao Tsé-Tung na China.

21. Ano Zero, a morte silenciosa do Camboja

Rara e excelente reportagem-documentário sobre o genocídio cometido pelo Khmer Vermelho, de Pol Pot, no Camboja. ATENÇÃO: Caso o vídeo seja mais uma vez censurado do YouTube, baixe-o aqui (sem legendas; as mesmas poderão ser obtidas na internet).

22. Guerras da Iugoslávia

Compêndio de reportagens da Globo, sobre a sangrenta dissolução da Iugoslávia. Trata-se de um verdadeiro dossiê desses turbulentos anos da Península Balcânica.

23. Documentario | Coreia do Norte de Kim Jong un

Documentário sobre a fundação da Coreia do Norte e da dinastia Kim. Atenção: a segunda parte trata do programa nuclear norte-coreano e está um pouco desatualizada desde que o presidente Donald Trump se encontrou com Kim Jong-un se encontraram em Singapura, em 2018. 

24. Coreia do Norte: liberdade ou morte

Uma das melhores reportagens já feitas sobre o drama dos fugitivos da tirania norte-coreana. Foi exibido em Portugal, pela SIC. Imperdível.

25. Raptados pela Coreia do Norte
Reportagem exibida em Portugal, pela SIC. Mostra o esquema de raptos de estrangeiros pela tirania norte-coreana.

26. Shin fala sobre a fuga do Campo 14

Entrevista a Shin Dong-hyuk, o único prisioneiro que sobreviveu a uma fuga do Campo 14, uma prisão de condições abomináveis, trabalhos forçados e segurança máxima da Coreia do Norte (leia mais aqui).

27. AMÉRICA: SEGREDOS DE ESTADO – O fator maçonaria

Há rumores de que os maçons controlam o mundo, patrocinaram a criação do comunismo, e sua influência na fundação dos Estados Unidos é mais que comprovada. Mas quão poderosa é esta sociedade secreta e o que eles não querem que o público saiba? Existe um plano maçônico secreto?

28. Um Dia na Vida de um Ditador

Documentário inovador, mostra a rotina sanguinária e imoral de três dos piores ditadores do século XX: Joseph Stalin (União Soviética), Idi Amin Dada (Uganda) e Muammar Gaddafi (Líbia). O link acima é de um vídeo editado, que se concentra na vida do tirano soviético.

29. A Ascensão de Vladimir Putin

Documentário sobre a ascensão de Vladimir Putin ao governo da Rússia. Como fica claro, para se proteger de inúmeros crimes, Putin tornou-se um prisioneiro do Kremlin — não confia em ninguém para protegê-lo caso deixe o poder.

30. O Mundo Segundo Xi Jinping
Documentário sobre a trajetória do ditador vitalício chinês e seus planos de dominação global.

31. O Que é Marxismo Cultural? / História do Politicamente Correto
/ O que é Marxismo Cultural (resumo) 

O primeiro vídeo apresenta uma definição sintética do Marxismo Cultural; o segundo lança luz sobre a fundação, os primeiros tempos e as estratégias da Escola de Frankfurt. O terceiro, um resumo de tudo. Todos são legendados.

32. O Triunfo do Marxismo Cultural

Entrevista do filósofo Olavo de Carvalho, um dos maiores nomes do pensamento anticomunista brasileiro, a Cliff Kincaid. O programa é apresentado por Jerrey Kenney. Legendado.

33. Agenda: Grinding America Down [Legendado]

Documentário escrito, produzido e dirigido por Curtis Bowers. Denuncia a degradação moral dos Estados Unidos pelos comunistas. Pesquise especialmente sobre os 45 objetivos dos comunistas para minar as bases morais da sociedade americana, conforme expostos no livro The Naked Communist e apresentados no documentário em questão.

34. Agenda 2 — Mestres do Engano

Segunda parte do documentário Agenda, de Curtis Bowers.

35. Lavagem cerebral: O Paradoxo da Igualdade

Documentário norueguês produzido pelo sociólogo Harald Eia, mostra as contradições e falta de base científica da ideologia de gênero. Trata-se do episódio 1 de uma série.

36. Caminho da Liberdade

Com Saiorse Ronan, Colin Farell e Ed Harris, Caminho da Liberdade acompanha sete prisioneiros do regime de Stalin na União Soviética que aproveitam a nevasca para escapar de um gulag. Mesmo com poucas chances de sobreviver e a possibilidade constante de serem recapturados, eles enfrentam as condições adversas de clima para conquistar a liberdade.

37. Chernobyl HBO | Qual o custo de mentiras?

26 de abril, 1986. O reator número 4 da usina nuclear de Chernobyl explode. Uma catástrofe para qual o mundo não estava preparado, com consequências nunca antes vistas no planeta. Baseado na historia real nunca contada. Chernobyl, minissérie da HBO, mostra o custo das mentiras do Partido Comunista da URSS.

38. Apocalipse Stalin 

Bolchevique, revolucionário profissional, gangster, terrorista, assassino em massa…Quem é realmente o “Homem de Aço” que se tornou, depois de derrotar Hitler, o homem mais temido e admirado do planeta?

Como é que um homem assim conseguiu chegar no poder? Assim como as outras séries, esta também foi restaurada e colorizada digitalmente para podermos ter o máximo de qualidade das imagens antigas.

39. Colheita Amarga (Bitter Harvest) (2017) Filme sobre Holodomor, o holocausto soviético.

Ucrânia, 1930. Yuri (Max Irons), artista nascido numa família de guerreiros cossacos, se esforça para conseguir uma aprovação dos parentes e tem a vida transformada quando o Exército Vermelho invade seu país e sua família é perseguida pelo regime stalinista.

40. A Verdadeira História do Comunismo Soviético

Um verdadeiro horror! Acordo secreto entre KGB & Gestapo.

41. Como é o socialismo: a mercearia soviética dos anos 80

Uma experiência bastante comum para os cidadãos russos sob o antigo sistema socialista na URSS. As massas entorpecidas hoje que sofrem lavagem cerebral nas universidades de esquerda em toda a América não são ensinadas a verdade sobre o que o socialismo ou comunismo. Converse com qualquer pessoa que viveu na União Soviética durante os anos da Guerra Fria e eles podem atestar as misérias desse sistema de governo inviável e fracassado.

42. O dia que Boris Yeltsin visitou uma mercearia americana

No dia 16 de setembro de 1989, poucos meses antes do fim da união soviética, um alto membro do partido comunista soviético fez uma visita surpresa a uma mercearia nos estados unidos.

Esse membro do partido comunista soviético era, então, totalmente desconhecido. Porém, viria se tornar, nos anos seguintes, o primeiro presidente da Rússia pós união soviética. Boris Yeltsin. A visita dele a mercearia Randall’s na cidade de Clear Lake, foi um mero acaso não planejado.

Porém, ele ficou abismado com a quantidade e qualidade de produtos disponíveis a venda numa mercearia qualquer numa cidade pequena. A cara de surpresa que ele fez nas fotos, se tornou icônica e foi publicada em vários jornais americanos.

Muitos, na união soviética, o acusaram de traição por essa ação. E, sabemos agora, essa visita fez com que Yeltsin mudasse de ideia sobre o comunismo. Não foi apenas uma surpresa esquecida. O cara de fato sucumbiu ao maior argumento que existe contra o comunismo: a realidade fática.

Gostou do artigo? Faça parte da nossa membresia clicando aqui.

Seu Banner Aqui.

Sua propaganda nos nossos artigos.
R$ 19
90
mensais
  • 1 banner lateral ou horizontal
  • Desenvolvimento da arte usada
  • Sem fidelidade, cancelamento flexível
IMPERDÍVEL

Torne-se membro do Portal Libertarianismo e pare de ver anúncios.

Assine já por  R$ 3 por mês.