Tread é um documentário americano de 2019 sobre a história do soldador de abafadores de escape automotivos Marvin Heemeyer, que após uma disputa com as autoridades da cidade de Granby, Colorado, demoliu vários edifícios com uma escavadeira Bulldozer secretamente blindada, em 4 de junho de 2004.
Veja o documentário clicando aqui.
Contexto
Em 1992, Heemeyer comprou 0,8 hectares de terra da Resolution Trust Corporation, uma agência do governo feita para lidar com os ativos de associações de empréstimo falidas por US $ 42.000, com o obejtivo de construir uma loja de abafadores de escape automotivos.
A venda do terreno para a usina de concreto
Posteriormente, ele concordou em vender o terreno para Cody Docheff, por US $ 250.000. Cody queria construir uma usina de concreto, a Mountain Park Concrete. De acordo com Susan Docheff, Heemeyer mudou de ideia e não queria mais fazer o acordo, por isso aumentou o preço para US$ 375.000. Vendo que não daria para voltar atrás, mudou o preço, e queria cobrar aproximadamente US$ 1 milhão. Essa negociação aconteceu antes que a proposta de rezoneamento fosse ouvida pela Câmara Municipal, e Heemeyer acabou recebendo somente os US $ 250.000 inciais.
A autorização injusta feita pela prefeitura
Em 2001, a comissão de zoneamento e os curadores da cidade de Granby aprovaram a construção da usina de concreto. Heemeyer recorreu sem sucesso da decisão, alegando que a construção bloqueou o acesso à sua loja. Sem sucesso, ainda por cima ele foi posteriormente multado em US $ 2.500 por não ter uma fossa séptica conectada ao esgoto da cidade na sua loja de escapamentos.
Heemeyer acabou brigado com os funcionários da prefeitura cidade de Granby, particularmente por causa das multas que recebeu por violar as leis de saneamento, o que o deixou enfurecido.
A construção do Killdozer
Por causa disso, ao longo de cerca de dezoito meses, Heemeyer modificou secretamente um trator Komatsu D355A adicionando camadas de aço e concreto, destinadas a servir como blindagem.
Enfurecido, no dia 4 de junho de 2004, ele usou o o seu trator blindado para demolir a prefeitura de Granby, a casa do ex-prefeito, a casa do dono da usina e outros 12 edifícios de pessoas nas quais ele sentia profunda antipatia.
A fúria de Heemeyer terminou com seu suicídio dentro do trator, depois que o mesmo pifou e ficou preso no porão de uma loja de ferragens que ele estava destruindo.
Consequências
Em 19 de abril de 2005, a cidade anunciou planos para sucatear a escavadeira de Heemeyer. O plano envolvia a dispersão de peças individuais em muitos depósitos de sucata separados para evitar que a população se lembrasse do que aconteceu e o tornasse um mártir.
Embora ninguém além de Heemeyer tenha sido morto no incidente, o trator modificado foi ocasionalmente referido como o “Killdozer”.
Veja algumas das filmagens:
“Às vezes, homens razoáveis precisam fazer coisas irracionais”.