Privacidade vs. censura: por que você deveria usar o protocolo Nostr.

A liberdade de expressão é um princípio essencial para uma sociedade verdadeiramente livre. No entanto, no Brasil, a censura ainda persiste, representando uma ameaça aos valores de uma sociedade civilizada. Então nós, brasileiros, precisamos explorar a importância de se combater a censura no país com as ferramentas certas, sempre usando a tecnologia como aliada na defesa da liberdade de expressão como um direito inalienável.

A censura impede o livre fluxo de informações, dificultando o acesso a diferentes perspectivas e limitando a capacidade das massas formarem opiniões informadas. O ideal libertário reconhece a importância de uma sociedade em que todos tenham acesso a uma ampla gama de ideias e informações, permitindo um debate público aberto e saudável.

Sabemos que dentro de um ambiente de censura estatal, isso é impossível.

É aí que entra o protocolo Nostr.

A censura muitas vezes é usada como uma ferramenta de controle estatal, permitindo que governos restrinjam a liberdade de expressão e silenciem vozes dissidentes.

Para cada ferramenta que o estado cria para calar homens livres, estes mesmos tem o poder de desenvolver e de usar mecanismos tecnológicos que driblam essas ferramentas de censura: que é o caso do protocolo Nostr, desenvolvido por um brasileiro.

O que é o protocolo Nostr?

O Nostr é um protocolo que foi projetado para armazenar informações de forma descentralizada, o que significa que não depende de uma única autoridade central para controlar o acesso ou a disseminação dessas informações. Isso pode ter implicações significativas no combate à censura, pois torna mais difícil para governos ou outras entidades bloquearem ou controlarem o fluxo de informações.

Veja, a internet é como uma “grande biblioteca” com muitas informações. Cada pedaço de informação que as pessoas compartilham fica armazenada em servidores de redes sociais centralizadas, como o Facebook, Twitter e Instagram, etc…

Com o protocolo Nostr o cenário muda: não temos empresas que decidem quais informações você pode ler e onde a informação fica na internet – com o Nostr, todos podem criar suas próprias informações e colocá-los em servidores descentralizados especiais chamados de relays.

Você pode ver os relays online disponíveis em tempo real aqui: https://nostr.watch/relays/find

Os relays são como pontos de acesso que guardam e organizam as informações das pessoas. Eles ficam espalhados pela internet e qualquer um pode ter seu próprio relay.

Isso é legal porque significa que as pessoas têm controle sobre suas informações e podem compartilhar o que quiserem sem depender de grandes empresas ou fornecerem seus dados sensíveis, como e-mail, celular, nome completo, etc… O Nostr é um verdadeiro aliado do anonimato e da privacidade.

Mas, como você encontra as informações que deseja ler nos relays? É aí que entram os clientes Nostr, que são como um “mapa” que te ajuda a descobrir as informações interessantes que você quer ver.

Com os clientes Nostr, você pode procurar por assuntos específicos, como “gatinhos fofos” ou “agorismo e sonegação”, e ele te mostra as informações relacionadas sem censura.

Aqui está uma lista de clientes Nostr, para acessar as informações dos relays:

Então, quando você encontra uma informação legal depois de logado em algum dos clientes, pode abri-la e ler. E se você gostar muito da informação, pode compartilhá-lo com seus amigos, colocando-a no seu relay ou no relay de outros usuários.

Se você quiser criar um relay, siga esse tutorial:

O Nostr é legal porque dá mais liberdade para as pessoas compartilharem suas ideias e opiniões. Também ajuda a proteger a sua privacidade, porque não tem uma pessoa ou empresa controlando tudo o que você faz na internet com os seus dados. Você se torna dono dos seus dados.

Lembre-se, o Nostr ainda está sendo desenvolvido e pode mudar com o tempo, mas é uma maneira empolgante de explorar a internet e descobrir coisas interessantes que você não ve nas redes sociais, estas que são viciadas por algoritmos de mega-corporações e campanhas bilionárias de partidos políticos.

Então sim: o Nostr é um aliado no combate a censura.

Gostou do artigo? Faça parte da nossa membresia clicando aqui.

Seu Banner Aqui.

Sua propaganda nos nossos artigos.
R$ 19
90
mensais
  • 1 banner lateral ou horizontal
  • Desenvolvimento da arte usada
  • Sem fidelidade, cancelamento flexível
IMPERDÍVEL

Torne-se membro do Portal Libertarianismo e pare de ver anúncios.

Assine já por  R$ 3 por mês.