Privacidade vs. censura: por que você deveria usar o protocolo Nostr.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

A liberdade de expressão é um princípio essencial para uma sociedade verdadeiramente livre. No entanto, no Brasil, a censura ainda persiste, representando uma ameaça aos valores de uma sociedade civilizada. Então nós, brasileiros, precisamos explorar a importância de se combater a censura no país com as ferramentas certas, sempre usando a tecnologia como aliada na defesa da liberdade de expressão como um direito inalienável.

A censura impede o livre fluxo de informações, dificultando o acesso a diferentes perspectivas e limitando a capacidade das massas formarem opiniões informadas. O ideal libertário reconhece a importância de uma sociedade em que todos tenham acesso a uma ampla gama de ideias e informações, permitindo um debate público aberto e saudável.

Sabemos que dentro de um ambiente de censura estatal, isso é impossível.

É aí que entra o protocolo Nostr.

A censura muitas vezes é usada como uma ferramenta de controle estatal, permitindo que governos restrinjam a liberdade de expressão e silenciem vozes dissidentes.

Para cada ferramenta que o estado cria para calar homens livres, estes mesmos tem o poder de desenvolver e de usar mecanismos tecnológicos que driblam essas ferramentas de censura: que é o caso do protocolo Nostr, desenvolvido por um brasileiro.

O que é o protocolo Nostr?

O Nostr é um protocolo que foi projetado para armazenar informações de forma descentralizada, o que significa que não depende de uma única autoridade central para controlar o acesso ou a disseminação dessas informações. Isso pode ter implicações significativas no combate à censura, pois torna mais difícil para governos ou outras entidades bloquearem ou controlarem o fluxo de informações.

Veja, a internet é como uma “grande biblioteca” com muitas informações. Cada pedaço de informação que as pessoas compartilham fica armazenada em servidores de redes sociais centralizadas, como o Facebook, Twitter e Instagram, etc…

Com o protocolo Nostr o cenário muda: não temos empresas que decidem quais informações você pode ler e onde a informação fica na internet – com o Nostr, todos podem criar suas próprias informações e colocá-los em servidores descentralizados especiais chamados de relays.

Você pode ver os relays online disponíveis em tempo real aqui: https://nostr.watch/relays/find

Os relays são como pontos de acesso que guardam e organizam as informações das pessoas. Eles ficam espalhados pela internet e qualquer um pode ter seu próprio relay.

Isso é legal porque significa que as pessoas têm controle sobre suas informações e podem compartilhar o que quiserem sem depender de grandes empresas ou fornecerem seus dados sensíveis, como e-mail, celular, nome completo, etc… O Nostr é um verdadeiro aliado do anonimato e da privacidade.

Mas, como você encontra as informações que deseja ler nos relays? É aí que entram os clientes Nostr, que são como um “mapa” que te ajuda a descobrir as informações interessantes que você quer ver.

Com os clientes Nostr, você pode procurar por assuntos específicos, como “gatinhos fofos” ou “agorismo e sonegação”, e ele te mostra as informações relacionadas sem censura.

Aqui está uma lista de clientes Nostr, para acessar as informações dos relays:

Então, quando você encontra uma informação legal depois de logado em algum dos clientes, pode abri-la e ler. E se você gostar muito da informação, pode compartilhá-lo com seus amigos, colocando-a no seu relay ou no relay de outros usuários.

Se você quiser criar um relay, siga esse tutorial:

O Nostr é legal porque dá mais liberdade para as pessoas compartilharem suas ideias e opiniões. Também ajuda a proteger a sua privacidade, porque não tem uma pessoa ou empresa controlando tudo o que você faz na internet com os seus dados. Você se torna dono dos seus dados.

Lembre-se, o Nostr ainda está sendo desenvolvido e pode mudar com o tempo, mas é uma maneira empolgante de explorar a internet e descobrir coisas interessantes que você não ve nas redes sociais, estas que são viciadas por algoritmos de mega-corporações e campanhas bilionárias de partidos políticos.

Então sim: o Nostr é um aliado no combate a censura.

Gostou do artigo? Faça parte da nossa membresia clicando aqui.

Compartilhe o artigo nas redes sociais:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Seu Banner Aqui.

Sua propaganda nos nossos artigos.
R$ 19
90
mensais
  • 1 banner lateral ou horizontal
  • Desenvolvimento da arte usada
  • Sem fidelidade, cancelamento flexível
IMPERDÍVEL
Créditos
Comentários