Toda pessoa adulta que paga contas, sem exceção, sabe que os impostos no Brasil são altos. Nosso país cobra muitos tributos e isso descontenta muita gente, obviamente.
Mas, será que o Brasil está entre os países que mais cobram impostos no mundo?
Diversos estados cobram cargas tributárias consideradas altas, e não somente o Brasil. Mas o que deixa o povo brasileiro mais puto da cara é o fato de não haver bons retornos em relação a isso.
Por outro lado, há diversos outros países que possuem uma carga tributária menor, mas a população consegue ter uma qualidade de vida superior, por conta do ambiente de negócios menos burocrático e inflacionista.
O Brasil não é para amadores.
Na posição número 14 do ranking de maior carga tributária do mundo está o Brasil. Isso sem contar a inflação que o governo brasileiro comete por meio da expansão da oferta monetária, que é uma espécie de imposto indireto. Ou seja, o brasileiro é de fato o povo da América Latina que mais paga impostos.
Dos 30 países com maiores cargas tributárias no mundo, o Brasil fica em último lugar (trigésimo lugar) quando medimos o índice de retorno para o bem estar da população. Essa constatação foi feita em uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).
Ao contrário dos outros países, o Brasil continua com precarização no acesso a serviços básicos para a população e é um dos países mais pobres do mundo devido a estatização de serviços básicos. Cada país tem um sistema tributário distinto, e críticos alegam que o sistema brasileiro é injusto e insano.
Isso porque trata-se de um país subdesenvolvido que taxa a produtividade e burocratiza toda e qualquer esfera de trabalho humano. O estado se mete em tudo. Ou seja, quem paga mais imposto são os menos favorecidos, e as regras contribuem para a permanência dessa pobreza.
A carga tributária brasileira corresponde a 35,4% do PIB. Entretanto, outras fontes alegam que o Brasil é o segundo país da América Latina com a maior carga tributária, sendo Cuba o primeiro. Porém não dá para colocar Cuba na equação, já que Cuba, assim como Argentina e Venezuela nem países mais são, mais sim, ditaduras totalitárias tomadas por governos comunistas.
Em 2016, por exemplo, o Brasil arrecadou 32,4% em tributos, e Cuba arrecadou 41,7%, de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ainda, de acordo com a IBPT, o brasileiro trabalha em média 5 meses ou 153 dias somente para pagar os impostos diretos, isso sem contar a inflação que o governo comete, desvalorizando o poder de compra da moeda e redirecionando esse poder de compra para os cofres do governo.
Pode ser que a maioria já imaginava, mas sim, o Brasil está entre os países que mais cobram impostos no mundo. No entanto, o retorno para a população é pífio comparado a o que outras máfias governamentais fornecem.
Nesse período eleitoral, nunca se esqueça disso: o futuro do Brasil é o aeroporto.