O Brasil é o país que mais paga impostos na América Latina

Anônimo

Anônimo

Toda pessoa adulta que paga contas, sem exceção, sabe que os impostos no Brasil são altos. Nosso país cobra muitos tributos e isso descontenta muita gente, obviamente.

Mas, será que o Brasil está entre os países que mais cobram impostos no mundo?

Diversos estados cobram cargas tributárias consideradas altas, e não somente o Brasil. Mas o que deixa o povo brasileiro mais puto da cara é o fato de não haver bons retornos em relação a isso.

Por outro lado, há diversos outros países que possuem uma carga tributária menor, mas a população consegue ter uma qualidade de vida superior, por conta do ambiente de negócios menos burocrático e inflacionista.

O Brasil não é para amadores.

Na posição número 14 do ranking de maior carga tributária do mundo está o Brasil. Isso sem contar a inflação que o governo brasileiro comete por meio da expansão da oferta monetária, que é uma espécie de imposto indireto. Ou seja, o brasileiro é de fato o povo da América Latina que mais paga impostos.

Dos 30 países com maiores cargas tributárias no mundo, o Brasil fica em último lugar (trigésimo lugar) quando medimos o índice de retorno para o bem estar da população. Essa constatação foi feita em uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

Ao contrário dos outros países, o Brasil continua com precarização no acesso a serviços básicos para a população e é um dos países mais pobres do mundo devido a estatização de serviços básicos. Cada país tem um sistema tributário distinto, e críticos alegam que o sistema brasileiro é injusto e insano.

Isso porque trata-se de um país subdesenvolvido que taxa a produtividade e burocratiza toda e qualquer esfera de trabalho humano. O estado se mete em tudo. Ou seja, quem paga mais imposto são os menos favorecidos, e as regras contribuem para a permanência dessa pobreza.

A carga tributária brasileira corresponde a 35,4% do PIB. Entretanto, outras fontes alegam que o Brasil é o segundo país da América Latina com a maior carga tributária, sendo Cuba o primeiro. Porém não dá para colocar Cuba na equação, já que Cuba, assim como Argentina e Venezuela nem países mais são, mais sim, ditaduras totalitárias tomadas por governos comunistas.

Em 2016, por exemplo, o Brasil arrecadou 32,4% em tributos, e Cuba arrecadou 41,7%, de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).  Ainda, de acordo com a IBPT, o brasileiro trabalha em média 5 meses ou 153 dias somente para pagar os impostos diretos, isso sem contar a inflação que o governo comete, desvalorizando o poder de compra da moeda e redirecionando esse poder de compra para os cofres do governo.

Pode ser que a maioria já imaginava, mas sim, o Brasil está entre os países que mais cobram impostos no mundo. No entanto, o retorno para a população é pífio comparado a o que outras máfias governamentais fornecem.

Nesse período eleitoral, nunca se esqueça disso: o futuro do Brasil é o aeroporto.

Gostou do artigo? Faça parte da nossa membresia clicando aqui.

Seu Banner Aqui.

Sua propaganda nos nossos artigos.
R$ 19
90
mensais
  • 1 banner lateral ou horizontal
  • Desenvolvimento da arte usada
  • Sem fidelidade, cancelamento flexível
IMPERDÍVEL

Torne-se membro do Portal Libertarianismo e pare de ver anúncios.

Assine já por  R$ 3 por mês.