A análise on-chain é uma análise fundamentalista das criptomoedas para auxiliar na tomada de decisão dos investidores
Afinal, o que é análise on-chain? Na rede do Bitcoin, também chamada de blockchain, sempre existirão pessoas comprando, vendendo, armazenando e minerando Bitcoins. Dependendo de como esses movimentos acontecem, é possível ter uma perspectiva dos preços do Bitcoin para os próximos meses, considerando o atual ciclo do ativo.
Vale lembrar que essa análise também é útil para demais moedas alternativas (altcoins), pois elas também surfam o mesmo ciclo do Bitcoin. Logo, faz sentido dizer que o movimento do Bitcoin afeta todas as outras criptomoedas. Por essa razão, é comum vermos as cotações de criptomoedas 100% positivas ou 100% negativas para as criptomoedas de maior relevância. Raramente uma criptomoeda se valoriza quando o Bitcoin desvaloriza, e vice-versa.
Indicadores fundamentalistas
Existe uma série de indicadores fundamentalistas que nos permitem entender em qual fase do ciclo de alta nós estamos. Interpretar esses indicadores nos possibilita concluir se compensa comprar, vender ou manter criptomoedas.
Semanalmente, incluirei alguns indicadores que considero de maior relevância. Explicarei algumas métricas e indicarei também minha interpretação em relação a esses dados.
Balance on exchanges
A métrica Balance on Exchanges está relacionada ao volume de depósitos em exchanges, que pode ser interpretado como um sentimento otimista ou pessimista em relação ao comportamento dos investidores.
Quando esse indicador cai, significa que os usuários estão depositando menos Bitcoins nas exchanges, ou seja, representa uma baixa intenção de venda. Já quando essa métrica aumenta, significa que os investidores estão fazendo mais depósitos em Bitcoin, o que representa uma alta intenção de se desfazerem de suas moedas.
A retomada do Bitcoin em novembro ainda não foi suficiente para fazer com que os investidores, de forma geral, pensem em se desfazer de suas moedas. O preço continua subindo à medida que o balanço nas exchanges segue caindo, indicando uma baixa intenção de venda e um choque de oferta que pode levar os preços a valores exponenciais.
Long-Term Holder NUPL
O NUPL (Net Unrealized Profit/Loss) analisa a diferença entre o lucro não realizado e o prejuízo não realizado para determinar se a rede como um todo está atualmente em um estado de lucro ou prejuízo. Qualquer valor acima de zero indica que a rede está em um estado de lucro líquido, enquanto valores abaixo de zero indicam um estado de perda líquida.
Em geral, quanto mais o NUPL se desvia de zero, mais próxima está a tendência do mercado para topos e fundos. Assim, o NUPL pode ajudar os investidores a identificar quando realizar lucro (linha azul) e quando entrar novamente (linha vermelha).
Com bases nesses indicadores apresentados, vimos que a análise on-chain trata-se de uma análise fundamentalista das criptomoedas para auxiliar na tomada de decisão dos investidores.
Como o blockchain é transparente em relação às transações já ocorridas no passado, é possível obter esses indicadores a partir da atividade na rede. Diferente da análise técnica, a análise on-chain é uma abordagem orientada por dados como, por exemplo, a quantidade de endereços ativos, ou movimentação dos mineradores. Se comparados com os dados históricos, é possível estimar se o preço atual está acima ou abaixo de seu valor fundamental.