Os 20 filmes que todo o libertário deveria assistir (com links)

Anônimo

Anônimo

Quatro pilares formam a cultura humana: Arte, Mística, Filosofia e Ciência. A primeira está muito ligada com o homem e seus meios de expressão.

Na Grécia Antiga, surgiu a divisão entre as artes superiores, criadas para serem apreciadas com os olhos e os ouvidos, e as menores relacionadas com o tato. E dessas, seis vêm das que conhecemos hoje como Belas Artes: Arquitetura, Escultura, Pintura, Música, Literatura e Dança.

Desde o século XX, o cinema é reconhecido como a sétima das Belas Artes. O cinema é a arte síntese, que concilia todas as outras. Hoje, é um dos mais populares meios de expressão artística no mundo.

Para quem curte assistir filmes e aprende com os valores que eles podem passar, confira 20 filmes ou documentários que fazem apologia a liberdade:

20. Gunpowder (2017)

Inglaterra, 1605. O ativista britânico Guy Fawkes e um grupo de católicos liderados por Robert Catesby planejam explodir a Casa dos Lordes e matar o rei protestante James I e os membros do Parlamento inglês, que perseguem e matam católicos. Baseado em fatos reais da Conspiração da Pólvora.

*Para assistir, basta clicar no player e fechar as progagandas*

Ep.1:

Ep-2:

Ep.3:

19. A Incrível História da Ilha das Rosas

Essa é uma história baseada em fatos reais de um engenheiro libertário muito do criativo que decide construir uma ilha em “águas internacionais” e declará-la como uma nação independente. A incrível história da Ilha das Rosas, é um filme italiano e dirigido por Sydney Sibilia. Parece utopia, mas trata-se de uma história real retratada com alto teor de fidelidade pelo cinema.

Afinal de contas, imagine como seria viver em um local sem regras estatais com suas próprias regras, legislação e até um idioma? 

*Para assistir, basta clicar no player e fechar as progagandas*


15. Deep Web (2015)

Com uma visão instigante do alcance da Internet o documentário apresenta em detalhes o desenvolvimento de como eram feitas as vendas, a prisão e do julgamento do suposto criador da Silk Road – um mercado negro online de venda de drogas proibidas pelo governo.

*Para assistir, basta clicar no player e fechar as progagandas*


14. V de Vingança (2006)

Após uma guerra mundial, a Inglaterra é ocupada por um governo fascista e vive sob um regime totalitário. Na luta pela liberdade, um vigilante, conhecido apenas como V, utiliza-se de táticas bélicas para enfrentar o estado opressor da sociedade. V salva uma jovem chamada Evey da polícia secreta e encontra nela uma nova aliada em busca de liberdade e justiça, explodindo prédios governamentais.

*Para assistir, basta clicar no player e fechar as progagandas*


13. Hobin Hood (2010)

Na Inglaterra do século 12, Robin Hood é um hábil arqueiro que servia contra a sua vontade como soldado na guerra. Com a morte do rei, surge a oportunidade de fugir do campo de batalha e ir para a cidade Nottingham, que está dominada por um xerife corrupto que cobra altos impostos. Lá, ele é recebido pelo pai de um soldado morto na guerra, e tentará fazer justiça saqueando cargas roubadas pelo governo para devolver aos pobres.

*Para assistir, basta clicar no player, fechar as progagandas e fazer upload das legendas*


11. Chernobyl (2019)

Chernobyl conta a história da explosão que aconteceu na Usina Nuclear de Chernobyl, que dá nome ao título da minissérie. Em 1986, na Ucrânia, o acidente dizimou dezenas de pessoas e acabou por se tornar o maior desastre nuclear e radioativo da história, causada pela negligência da burocracia soviética.

Acidente causado pelas mentiras que os responsáveis pela usina contavam para maquear os relatórios, com medo dos chefões do partido comunista, o filme mostra que o custo das mentiras é alto e que se feito por um estado socialista, sempre é potencializado e coletivizado.

*Para assistir, basta clicar no player e fechar as progagandas*

Ep1:

Ep2:

Ep3:

Ep4:

Ep5:


10. O Óleo de Lorenzo (1992)

Baseado em uma história real, o filme mostra a história da luta da família Odone contra a indústria farmacêutica, contra as regulamentações burocráticas e contra os conselhos profissionais de medicina. Quando o filho Lorenzo, de apenas seis anos é diagnosticado com adrenoleucodistrofia (ALD), uma doença degenerativa extremamente rara e incurável, em que ocorre o desgaste da mielina (presente no neurônio), provocado pelo acúmulo de gorduras saturadas no sangue.

Os pais Michaela (Susan Sarandon) e Augusto (Nicki Nolte) não aceitam o fato de que os médicos não se importam em descobrir uma cura devido a raridade da doença e partem numa busca obsessiva por um milagre que impessa a doença de progredir. Assim, vão estudar e descobrem de forma autodidata, uma forma de deter o avanço da doença, de caráter hereditário, transmitida geneticamente pela mãe.

Enquanto o pequeno Lorenzo é estudado lentamente pelos médicos, seus pais lutando contra todos que queriam impedi-los de encontrarem uma cura, descobrem mais sobre a doença e com base nessas descobertas, desenvolvem por sua conta e risco um óleo (extrato de ácidos de azeites de oliva e de colza), que “engana” o metabolismo do organismo para que os níveis de colesterol do sangue baixem. Contra tudo e todos, o casal obtém sucesso. Esse óleo é considerado uma cura e é usado até hoje por pessoas que possuem essa doença.

*Para assistir, basta clicar no player, fechar as progagandas e fazer upload das legendas*


9. Matrix (1999)

Matrix narra a estória de Neo Anderson, um hacker de computador que, por meio de invasões pela internet, descobre a existência de um estranho programa na rede, a Matrix.

Após suas descobertas, Neo é procurado por um grupo de pessoas que se dizem hackers e afirmam saber de uma verdade que a maioria não sabe, deixando a critério do protagonista: optar por conhecer a verdade e mudar sua vida para sempre ou continuar sendo enganado pela Matrix e esquecer todas as suas descobertas.

Muitos conhecem o filme Matrix, mas o que nem todos sabem é que ele contém referências filosóficas riquíssimas. As ideias apresentadas na superprodução cinematográfica apresentam relação com a filosofia platônica, fazendo claras referências à “alegoria da caverna”, de Platão.


8. Inimigo do Estado (1998)

Robert Clayton Dean (Will Smith), um advogado bem-sucedido em Washington, recebe um vídeo que mostra a ligação entre um oficial do alto escalão da Agência Nacional de Segurança a um assassinato contra o presidente. A partir daí, Dean se transforma em um alvo constante para a mais perigosa e treinada equipe do governo. Utilizando todos os meios para arruinar sua carreira e conseguir o vídeo de volta, a equipe inicia uma caçada sem tréguas. Dean precisa lutar para salvar sua vida e provar sua inocência e escapar da vigilância tecnológica do estado.

*Para assistir, basta clicar no player e fechar as progagandas*


7. Sempre Estarei Contigo (2012)

O filme explicita uma história de luta pelo direito de viver com dignidade, de ter sua liberdade preservada.

Narra o caso real de um casal de ‘maior-idade’ que decide construir uma nova casa com estrutura mais adequada às suas novas condições físicas e tem de lidar com a burocracia dos órgãos públicos, que tornam todo o processo extremamente moroso, vis-a-vis a urgência da implementação, especialmente em função do tempo em que ainda lhes resta de vida.


6. Estado Livre de Jones (2016)

Free State of Jones conta a história baseada em fatos reais de um grupo de renegados, desertores, escravos e foragidos do estado.

Newton Knight, interpretado por Matthew McConaughey, foi o líder do movimento independente que gerou o Estado Livre de Jones.

Dentro do contexto da Guerra Civil Americana, numa altura em que o Estado do Mississippi declarou a saída da União e a aliança com o movimento dos Confederados, grande parte do povo ressentiu a decisão que beneficiava apenas os donos de escravos e plantações de algodão ou milho. Newt Knight partilhava desta opinião, e após ver o sobrinho morrer nas eventualidades da Guerra decidiu desertar, não conseguindo continuar a lutar por uma guerra que não era sua.

Knight viveu em exílio, juntamente com um pequeno grupo de escravos, e com o passar do tempo mais escravos e fugitivos do exército se juntaram a ele.

No auge da Guerra este grupo de foragidos chegava já às centenas de pessoas, e aos poucos conseguiram reunir suplementos, armas e pessoas suficientes para fazer frente a fações locais da Confederação de forma a conseguirem tomar posse de várias cidades, criando um novo país, o Estado Livre de Jones.

*Para assistir, basta clicar no player e fechar as progagandas*


5. The Founder (2016)

O vendedor Ray Kroc descobre o restaurante de fast-food operado pelos irmãos McDonald no sul da Califórnia, no final dos anos 50. Impressionado com a velocidade da cozinha e com o potencial do empreendimento, o ambicioso comerciante faz de tudo para assumir o controle do negócio, criando um icônico e bilionário império. Conseguimos tirar diversas lições de empreendedorismo do filme.

*Para assistir, basta clicar no player, fechar as progagandas e fazer upload da legenda*


4. Tucker – Um Homem e Seu Sonho (1988)

Preston Tucker cria um carro excêntrico de três faróis, que ele vislumbra como o “carro do futuro”. Naturalmente, os grandes empresários não toleram a competição e, com a ajuda de vários políticos, esmagam o carro e o homem que o construiu.

O filme demonstra como o estado e as grandes corporações agem para derrubar a concorrência feita pelos pequenos empreendedores, fazendo lobby e regulamentações que encarecem o custo de produção para os menos abastados.

*Para assistir, basta clicar no player, fechar as progagandas e fazer upload da legenda*


3. Coração Valente (1995)

A história de um herói escocês do século 13, chamado William Wallace, que lidera seus conterrâneos contra o monarca inglês Edward I, após ter sofrido uma tragédia pessoal causada pelos soldados ingleses. O exército amador de Wallace foi maior que o exército da Inglaterra.

A ação desse exército situa-se em finais do século XIII, tempo em que os rebeldes escoceses lutavam contra o domínio do rei inglês Eduardo I.

Apesar da ajuda da Princesa Isabel, nora do rei inglês, Wallace é traído pelos nobres escoceses e é aprisionado pelos ingleses. É torturado e executado em praça pública sem nunca renegar a legitimidade da sua luta.

O filme passa para o espectador a importancia de que é necessário o direito de agir segundo o seu livre arbítrio e que o estado é implacável em reprimir quem defende esse princípio básico.

Mel Gibson incorpora de maneira impressionante William Wallace, lendário herói escocês. O filme mostra a luta e o anseio por liberdade. Não faltam batalhas, bravura e determinação nesse clássico. Épico e eterno.

*Para assistir, basta clicar no player e fechar as progagandas*


2. Snowden (2016)

Baseado em fatos reais da vida de Edward Snowden, um hacker desiludido com o mundo da inteligência secreta, ex-funcionário da CIA, vaza documentos sigilosos da NSA.

A trama de Snowden – Herói ou Traidor induz o telespectador mais atento a duas reflexões básicas, que convergem para o mesmo questionamento: até onde os estados têm o direito de intervir, de violar os direitos básicos dos cidadãos, em nome da manutenção da da segurança?

*Para assistir, basta clicar no player e fechar as progagandas*


1. Cidadãoquatro (Citizenfour) (2014)

Depois de receber emails com mensagens criptografadas sobre o programa de vigilância ilegal da NSA, a cineasta Laura Poitras e o repórter Glenn Greewald vão a Hong Kong conhecer o remetente: Edward Snowden, um hacker e ex-NSA que quer expor os podres de um plano de vigilância em massa da população.

*Para assistir, basta clicar no player, fechar as progagandase fazer upload das legendas*

Gostou do artigo? Faça parte da nossa membresia clicando aqui.

Seu Banner Aqui.

Sua propaganda nos nossos artigos.
R$ 19
90
mensais
  • 1 banner lateral ou horizontal
  • Desenvolvimento da arte usada
  • Sem fidelidade, cancelamento flexível
IMPERDÍVEL

Torne-se membro do Portal Libertarianismo e pare de ver anúncios.

Assine já por  R$ 3 por mês.