A Conspiração da Pólvora serviu de inspiração para um filme anarquista, o V de Vingança

Anônimo

Anônimo

Conspiração da Pólvora foi algo tão marcante na história inglesa, que serve de inspiração até hoje para os ingleses.

Contexto histórico

Inglaterra, século XV. O rei Henrique VIII quer se divorciar de sua primeira esposa (ele se casa 6 vezes). Porém a Igreja Católica (então religião oficial da Inglaterra) proíbe o divórcio. Por esse motivo, por meio do Ato de Supremacia, ele funda uma nova religião protestante com dogmas que permitem o seu divórcio: o anglicanismo.

Rei Henrique VIII, da Inglaterra, fundador da religião anglicana.

Essa sucessão de acontecimentos leva o rei a recusar a autoridade papal sob a igreja inglesa, a confiscar os bens de padres, fechar os mosteiros católicos e a se auto-proclamar como Chefe Supremo da Igreja da Inglaterra.

A partir daí, nos próximos dois séculos os burocratas anglicanos passam a perseguir e assassinar sistematicamente católicos, uma perseguição que mata e tortura mais pessoas do que a Inquisição Católica na Espanha, como você pode ler nesse artigo aqui.

Retrato da perseguição e tortura anglicana contra católicos, na minisérie “Gunpowder”

Foi nesse contexto do estado totalitário fundando uma nova religião, perseguindo e matando católicos, que houveram décadas de guerra civil e revoltas dentro da Inglaterra.

Uma dessas revoltas foi a Conspiração da Pólvora (Gunpowder Plot), que foi uma tentativa de assassinato contra o rei anglicano Jaime I da Inglaterra por um grupo de católicos ingleses em 1605, liderados por Robert Catesby e Guy Fawkes. Ficou conhecida como um dos “mais memoráveis acontecimentos da história inglesa”.

O plano era explodir a Câmara dos Lordes (parlamento ingles) com trinta e seis barris de pólvora, armazenados no porão do Palácio de Westminster, durante a cerimônia de abertura do parlamento em 5 de novembro de 1605, e substituir o rei protestante por um rei católico.

Existe uma minisérie britânica baseada nos fatos reais do acontecimento, feita no ano de 2017 chamada “Gunpowder” que retrata com detalhes todos os acontecimentos históricos da Conspiração da Pólvora e a perseguição dos protestantes contra os católicos naqueles tempos.

Personagens da minisérie e a gravura dos revolucionários católicos da Conspiração da Pólvora.

Assista a minisérie clicando no link: https://t.me/gunpowderplott

Trailer:

Guy Fawkes e V de Vingança

Conspiração da Pólvora foi algo tão marcante na história inglesa que é celebrada todos os anos na Guy Fawkes Night, também conhecida como Bonfire Night.

É uma festa na qual os ingleses queimam fogos de artifício e grandes fogueiras são acesas. Guy Fawkes (um dos conspiradores católico mortos pelos anglicanos) se tornou um símbolo comemorado desde sua execução, no dia 5 de novembro, após ser pego com os barris de pólvora em baixo do parlamento inglês.

É importante também notar que Guy Fawkes é tão notável na história inglesa, que serviu de inspiração para o filme de tendência anarquista “V de Vingança“, que retrata uma Inglaterra do futuro tomada por um movimento fascista, aonde o personagem “V” incorpora Guy Fawkes, explodindo o parlamento como na Conspiração da Pólvora.

Assista o filme V de Vingança clicando no link: https://mixdrop.co/e/8463e8zotpr9x8

Trailer:

O personagem “V” se assemelha muito com os conspiradores ingleses do século XV e o final do filme, é uma clara referência ao objetivo dos conspiradores… A explosão do parlamento.

O que podemos concluir

Essas duas produções cinematográficas retratam bem como o estado pode ser uma ferramenta totalitária de perseguição, se na mão de pessoas loucas. A minisérie retrata o passado com fatos reais, expondo que é inútil lutar fisicamente contra o aparato violento do estado, e o filme é uma trama que retrata como o estado totalitário do presente manipula as pessoas com medo e mentiras.

O fato é que justamente por causa da sua forma de organização mafiosa e que tende a aumentar de tamanho, é muito difícil que um movimento pequeno que visa romper com o status quo estatal, obtenha sucesso de forma revolucionária.

É por isso que o filme foca em passar a lição que a propagação de ideias faz mais coisas do que a violência e a revolta armada. A mudança de mentalidade de um povo é a melhor forma de romper com a fraude que o estamento burocrático impõe pela tirania, porque – parafraseando o filme – ideias são a prova de balas.

O estado e seus movimentos totalitários devem entrar em descrédito conforme a verdade e a propagação das ideias corretas são distribuídas e você que sabe a verdade, deve fazer algo sobre isso.

Não é pela ação de movimentos revolucionários violentos, que uma sociedade livre é alcançada, mas sim pelas boas ideias. Boas ideias não requerem força e somente elas irão iluminar a escuridão.

Gostou do artigo? Faça parte da nossa membresia clicando aqui.

Seu Banner Aqui.

Sua propaganda nos nossos artigos.
R$ 19
90
mensais
  • 1 banner lateral ou horizontal
  • Desenvolvimento da arte usada
  • Sem fidelidade, cancelamento flexível
IMPERDÍVEL

Torne-se membro do Portal Libertarianismo e pare de ver anúncios.

Assine já por  R$ 3 por mês.